Sistema CNA/Senar e Ministério da Agricultura definem ações para o Nordeste

 O Sistema CNA/Senar e as Federações do Nordeste se reuniram, na quarta (29), com a ministra Tereza Cristina e integrantes do Ministério da Agricultura para discutir o planejamento e alinhar as ações prioritárias do AgroNordeste.

O programa foi lançado em outubro pelo governo federal para promover o desenvolvimento do Nordeste com assistência técnica e gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

“Essa é uma grande oportunidade para ajudar o produtor e mudar a realidade do meio rural nordestino com tecnologia”, afirmou o presidente da CNA, João Martins. “Vamos tornar o produtor mais eficiente e diminuir a desigualdade na região.”

Presidente da CNA, João Martins
Presidente da CNA, João Martins

O programa é voltado para pequenos e médios produtores rurais de municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais. O foco é auxiliar esses produtores a expandir a produção e a comercialização, alcançando novos mercados.

Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, “os produtores rurais do Nordeste precisam de assistência técnica e por isso conto muito com o Senar. A metodologia de vocês é uma das melhores que existe. Eu quero ver aquelas pessoas com assistência técnica e renda”.

Ministra Tereza Cristina

O Senar está mobilizando produtores rurais e capacitando técnicos de campo para iniciar a assistência técnica e gerencial nas propriedades rurais.

“Já temos produtores mobilizados nas cadeias e técnicos de campo credenciados para começar. Estamos prontos para iniciar a assistência técnica e implantar controle gerencial em 100% das propriedades atendidas”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

Daniel Carrara, diretor-geral do Senar
Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

Os presidentes das Federações da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, do Ceará (Faec), Flávio Saboya, de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, da Paraíba (Faepa), Mário Borba, do Piauí (Faepi), Júlio César, de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e do Sindicato Rural de Montes Claros, José Avelino Neto, representando o presidente da Federação de Minas Gerais (Faemg), também participaram da reunião.