Notícias Sete candidatos por vaga na seleção para o  Curso Técnico em Agronegócio do Senar

O gabarito inicial sai nesta terça-feira

Brasília – Sai nesta terça-feira, 25/07, o gabarito preliminar das provas para a seleção do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural). A alta concorrência aumenta a expectativa dos 14.439 candidatos que disputam 2.055 vagas oferecidas em 57 polos da Rede e-Tec Brasil no SENAR, distribuídos por 19 estados do país. Para Kayos Hosthei Leite a espera é ainda mais aflitiva. Inscrito no polo recém inaugurado em Goiânia, onde a seleção acontece pela primeira vez, ele disputa uma vaga com 911 outros candidatos inscritos para as 40 vagas oferecidas no polo. Ou seja, na capital goiana, a concorrência é de 28,8 candidatos por vaga.

“Acho que me sai bem, apesar da prova ter sido muito difícil” – diz Kayos. Bacharel em Direito e funcionário público, ele quer aproveitar a chance  para entrar no mercado agropecuário. “Sempre tive interesse na área do agronegócio. Na fazenda dos meus tios gosto de lidar com o gado, a cultura. Esperava a oportunidade que o SENAR está dando pra gente, com um curso de qualidade e gratuito. Não é todo mundo que pode pagar um curso como esse”.

As provas da seleção terminaram no último o sábado e candidatos devem ficar atentos ao site http://etec.senar.org.br, onde serão divulgados o gabarito preliminar das questões objetivas de Matemática, Português, Conhecimentos Gerais e as notas da redação. Os que tirarem zero na redação estarão automaticamente eliminados, assim como quem tiver  nota final (prova objetiva e redação) menor do que três. Caso haja discordância em  alguma questão das provas objetivas ou na redação, o prazo para recursos é de apenas um dia, como previsto no edital do concurso. O gabarito oficial e a classificação final serão divulgados na sexta-feira, 28/07.

Vantagens do curso

 Para os candidatos, como Magaiver da Silva Lobo, do Espírito Santo, são vários os fatores que justificam a disputa cada vez maior por uma vaga no Curso Técnico em Agronegócio do SENAR. Além de abrir as portas de um mercado de trabalho que não para de crescer, mesmo em tempos de crise, o curso tem a qualidade e experiência acumuladas pela entidade ao longo de 25 anos atuando na educação no meio rural, sem contar a facilidade de ser semipresencial e gratuito. “Vindo do SENAR, que tem uma grande credibilidade, a gente acredita que é uma formação com muito conteúdo”.

Outra vantagem do curso é aliar a teoria à prática. Oitenta por cento das 1.230 horas/aula são disponibilizados na internet. Os vinte por cento restantes são reservados para aulas presenciais nos polos de apoio da rede ou em campo, deixando o aluno preparado para atuar tanto em uma propriedade rural quanto em empresas, serviços de assistência técnica ou pesquisa.

Magaiver disputa uma das 40 vagas oferecidas no polo de  Bananal, inaugurado agora e o primeiro aberto no estado.  Filho de agricultores e trabalhando na comercialização de insumos agrícolas, ele conta que esperava essa oportunidade há muito tempo. “Eu acompanho as notícias sobre o curso desde que ele foi lançado. Tenho amigos no Sul do País que já fizeram e elogiam muito. A formação é bem específica e aprofundada. Aí  fiquei vigiando, esperando abrir  um polo na minha região e agora, quando soube que seria inaugurado o de Bananal, fiz logo minha inscrição”.

Com a esperança de ser aprovado, ele faz planos para o futuro. “Minha expectativa é muito boa. Quero fazer o curso e tanto crescer na minha profissão quanto poder ajudar meu pai na administração da sua propriedade. Nossa região, aqui no Espírito Santo, é cem por cento agrícola e tem uma carência de formação muito grande. Então, essa iniciativa do SENAR é muito boa e extremamente necessária”.

Central de Atendimento do curso Técnico em Agronegócio: 0800 642 0999 – De segunda a sábado, das 8 às 21 horas, no horário de Brasília