Serviços  do sistema Faema/Senar são referências na Expochapadinha

Cerca de quatrocentas pessoas visitaram o estande da Federação de Agricultura, (Faema) e do Senar para conhecerem de perto os serviços ofertados ao produtor rural,  durante a terceira edição da Expochapadinha ocorrida na semana passada, na cidade de Chapadinha, que fica a cerca de 250 quilômetros da capital, São Luís.

Além de buscar maiores informações acerca do sistema Faema/Senar, grande parte dos visitantes, acompanhou o funcionamento das minifábricas de cachaça artesanal produzida a partir da raiz da mandioca, e de beijus – alimento feito à base de farinha de mandioca. Ambas,  instaladas no local durante todo o período em que ocorreu a Feira.

Interação

A exposição, iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, da prefeitura local em parceria com o sistema Faema/Senar e a Associação de Criadores  de Caprinos de Chapadinha, teve por finalidade buscar melhoria do padrão genético dos rebanhos expostos, interação entre os produtores e criadores, além de comercialização de animais e de  produtos agrícolas  da região.

Cerca de 50 expositores dentre eles maranhenses e piauienses, participaram, com diversas raças de caprinos, ovinos, equinos e bovinos. Podiam-se encontrar ainda no local,  máquinas e suplementos agrícolas, plantas ornamentais, artesanato, alimentação, queijos, produtos da agricultura familiar, dentre outros.

Representantes  do setor agropecuário e produtivo, tanto do público, quanto do  privado passaram por lá. Destaque para governo do Estado que se fez presente por meio da  Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, (Sagrima), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Agrícola do Maranhão, (Agerp). O evento contou também com a participação de representantes do Sebrae, das prefeituras de   Chapadinha, Araioses, S. Benedito do Rio Preto,  Anapurus, da Associação de Caprinos e do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha.

O presidente da Faema, Raimundo Coelho e com o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo juntamente   com o secretário adjunto da Sagrima, Edjailson Sousa, com o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia Ferreira, fizeram a abertura da Exposição e visitaram os estandes instalados.