Senar promove 1º Encontro de Técnicos de Campo do médio sertão maranhense em Colinas

 

Na abertura, Carlos Feitosa e Epitácio Rocha do Senar e representante do Sebrae.

O sistema Faema/Senar acaba de realizar o 1º Encontro dos Técnicos de Campo da Região Médio Sertão Maranhense/Mearim, em Colinas. O ato reuniu 37 profissionais das Ciências Agrárias que atendem 925 propriedades rurais, na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), dentro dos programas Agronordeste Senar, Agronordeste Sebrae, Retorno Certo, FIP Paisagens Rurais e Sindicato Forte.

Os técnicos de campo trabalham sob o acompanhamento de três supervisores diretos, todos eles ligados à Coordenação Regional do Médio Sertão/Mearim, comandada pelo engenheiro agrônomo Rozalino Aguiar.

A troca de experiências entre eles e o incentivo para o alcance de bons resultados, deram a tônica do evento, que foi prestigiado pelo presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, do superintendente, Luiz Figueiredo, do gerente de ATeG Epitácio Rocha, do Gerente Técnico Carlos Feitosa, dos presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais de Colinas, de Presidente Dutra, de Tuntum, de Mirador, de Fortuna, de Buriti Bravo, de Pastos Bons, de Caxias, de Passagem Franca e de São João dos Patos.

Na reunião estava também, o gerente da Regional do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Silva, além do gerente  da Regional do Sebrae em Grajaú, André Veras.

Autoridades convidadas para o evento.

Baixo Parnaíba

Com este, somam-se três eventos com esta finalidade. Faltando apenas um deles, que deverá acontecer nos próximos dias na Regional do Baixo Parnaíba Maranhense/Cocais, em Chapadinha.

As palestras ministradas no local, reafirmaram o compromisso de todos da equipe envolvida no processo de fortalecimento da produção rural da região.  Os supervisores Leandro Gomes, Ricardo Lucas Bastos e Cícero Soares, escolheram de seu grupo de trabalho, um técnico para apresentar seus resultados ao público presente.

No local, destacaram-se os trabalhos das cadeias de Fruticultura Perene (Abacaxi Pérola), cultivada no povoado Condurú de São Domingos; Bovinocultura de Leite, no povoado Lagoa Velha de Santo Antônio dos Lopes; e Bovinocultura de Corte, na Fazenda Lago Verde, de Presidente Dutra.

“As apresentações dos técnicos tiveram como propósito mostrar para a equipe, como a metodologia de ATeG segue um padrão, e quando bem aplicada, gera bons resultados, independente da cadeia produtiva”, aponta Rozalino.

O Encontro encerrou com a troca de experiências entre os participantes e um coquetel de confraternização para comemorar os bons resultados alcançados. O gerente regional do Sebrae de Presidente Dutra, Allan Silva, destacou a importância da conexão entre os técnicos de campo do programa Agro Nordeste Sebrae, e como a instituição pode incrementar os serviços oferecidos ao homem do campo.

“A parceria Senar/Sebrae é de extrema importância e o Senar faz isso com excelência. Então casou muito bem as duas entidades do sistema ‘S’, com vistas a promover um trabalho qualificado tanto da porteira para fora (Sebrae), quanto da porteira para dentro (Senar)”, destaca o gestor.

O Presidente do Sebrae e Senar, Raimundo Coelho, empolgado com os resultados apresentados no evento, disse: “Esse trabalho desenvolvido pelas duas entidades do sistema ‘S’, mostra para a sociedade o valor e a seriedade como as instituições que compõem esse sistema, trabalham. A busca permanente de resultados positivos é uma constante, e faz com que a credibilidade permaneça sempre ascendente ”.

Técnicos de campo em apresentação.