Menu fechado

Senar participa de Audiência Pública na Semana Nacional de Aprendizagem Profissional

Print Friendly, PDF & Email

No local, foram  apresentados resultados de qualificações  envolvendo  jovens aprendizes em vários municípios.

Início da turma de Aprendizagem Rural do Senar, em Balsas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), participou por meio da Gerência de Promoção Social (PS), de Audiência Pública sobre a Semana Nacional de Aprendizagem Rural, promovida pelo Ministério do Trabalho (MT), voltada para a reflexão da importância da contratação de aprendizes e intensificação  das ações voltadas ao cumprimento da Lei nº 10.097/2000.

Yolanda Gomes apresenta trabalhos realizados pelo Senar durante audiência pública

Assim como o Senar, participaram diversas empresas do sistema “S”, todas qualificadas para capacitar pessoas  entre 14 a 24 anos para o mercado de trabalho.

Com 22 cursos  incluídos no Catálogo Nacional de Aprendizagem Rural (CONAP), a entidade possui  sólida expertise em capacitação rural,  e por esse motivo, integra o projeto desde  2012, com a  realização de  12 turmas, tendo sido a primeira delas no município de Feira Nova  em parceria com a empresa Emflors.

Nesta empreitada foram aprimorados 20  participantes, na prática da silvicultura (aplicação de métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com a visão de satisfazer as necessidades do mercado e o aproveitamento e o uso racional das florestas).

Silvicultura

Queiroz Galvão (Açailândia) e Santa Izabel Alimentos Ltda (Paço do Lumiar),  têm sido ultimamente os principais parceiros  do Senar na aplicação do programa Aprendizagem Rural, com os cursos de silvicultura, auxiliar administrativo e financeiro e avicultura de corte. Delas, saíram cem alunos, preparados para encarar o mercado de trabalho. Aqueles que se destacaram durante o curso, puderam se incluídos no quadro fixo do pessoal da empresa.

No início deste mês, outra empresa aderiu ao processo, e juntamente com o Senar abriu nova turma  com vinte participantes no curso de auxiliar  administrativo e financeiro. Trata-se da CLC Agrícola focada na produção de algodão, soja e milho, localizada em Balsas.

De acordo com a gerente de Promoção Social, Yolanda Gomes, o objetivo da Aprendizagem Rural do Senar é realizar a formação profissional rural com metodologia  de ensino voltada aos Aprendizes,  capacitando-os  para o ingresso no mercado de trabalho.

“A iniciativa da Superintendência  Regional do Trabalho em promover essa audiência pública tem o objetivo de sensibilizar as empresas a aderirem ao programa e conhecer os resultados  de outras que já participam. O que esperamos é que haja contribuição da parte de todos para com o a vida profissional do aprendiz”, disse a gerente.