Senar participa de Audiência Pública na Semana Nacional de Aprendizagem Profissional

No local, foram  apresentados resultados de qualificações  envolvendo  jovens aprendizes em vários municípios.

Início da turma de Aprendizagem Rural do Senar, em Balsas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), participou por meio da Gerência de Promoção Social (PS), de Audiência Pública sobre a Semana Nacional de Aprendizagem Rural, promovida pelo Ministério do Trabalho (MT), voltada para a reflexão da importância da contratação de aprendizes e intensificação  das ações voltadas ao cumprimento da Lei nº 10.097/2000.

Yolanda Gomes apresenta trabalhos realizados pelo Senar durante audiência pública

Assim como o Senar, participaram diversas empresas do sistema “S”, todas qualificadas para capacitar pessoas  entre 14 a 24 anos para o mercado de trabalho.

Com 22 cursos  incluídos no Catálogo Nacional de Aprendizagem Rural (CONAP), a entidade possui  sólida expertise em capacitação rural,  e por esse motivo, integra o projeto desde  2012, com a  realização de  12 turmas, tendo sido a primeira delas no município de Feira Nova  em parceria com a empresa Emflors.

Nesta empreitada foram aprimorados 20  participantes, na prática da silvicultura (aplicação de métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com a visão de satisfazer as necessidades do mercado e o aproveitamento e o uso racional das florestas).

Silvicultura

Queiroz Galvão (Açailândia) e Santa Izabel Alimentos Ltda (Paço do Lumiar),  têm sido ultimamente os principais parceiros  do Senar na aplicação do programa Aprendizagem Rural, com os cursos de silvicultura, auxiliar administrativo e financeiro e avicultura de corte. Delas, saíram cem alunos, preparados para encarar o mercado de trabalho. Aqueles que se destacaram durante o curso, puderam se incluídos no quadro fixo do pessoal da empresa.

No início deste mês, outra empresa aderiu ao processo, e juntamente com o Senar abriu nova turma  com vinte participantes no curso de auxiliar  administrativo e financeiro. Trata-se da CLC Agrícola focada na produção de algodão, soja e milho, localizada em Balsas.

De acordo com a gerente de Promoção Social, Yolanda Gomes, o objetivo da Aprendizagem Rural do Senar é realizar a formação profissional rural com metodologia  de ensino voltada aos Aprendizes,  capacitando-os  para o ingresso no mercado de trabalho.

“A iniciativa da Superintendência  Regional do Trabalho em promover essa audiência pública tem o objetivo de sensibilizar as empresas a aderirem ao programa e conhecer os resultados  de outras que já participam. O que esperamos é que haja contribuição da parte de todos para com o a vida profissional do aprendiz”, disse a gerente.