Senar-MA participa de encontro nacional de superintendentes

O SENAR realizou em Brasília o Encontro de Superintendentes 2013. Durante dois dias os participantes debateram as ações para este ano e conheceram os novos projetos e programas da entidade. De acordo com o secretário Executivo da casa, Daniel Carrara, o encontro serviu para unir forças por um SENAR mais forte e com maior visibilidade nacional. “Estamos trabalhando para o futuro, porém, o SENAR hoje é fruto do que vem sendo feito pelas regionais. São elas que vão ajudar a construir o SENAR 2020,” destacou. Para ele, o trabalho desenvolvido pelas Administrações Regionais é a base do sucesso do SENAR.

Segundo Daniel Carrara, o SENAR está numa nova fase e por isso precisa reforçar as equipes técnicas e fechar novas parcerias. “A fase atual é estruturante e para conseguirmos avançar precisamos de equipes muito bem preparadas para assumir o meio de campo e atender bem, e melhor, o nosso cliente. Os desafios são grandes, mas confio no nosso time”, afirmou.

Para o superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, o encontro foi muito oportuno. “Precisamos debater pontos importantes para ampliar a atuação do SENAR no País para que possa continuar sua trajetória ascendente, ocupando cada vez mais o espaço que lhe cabe dentro do Setor Rural brasileiro” disse Figueiredo.

2a

No evento, a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social da Administração Central, Andréa Barbosa apresentou aos superintendentes os programas desenvolvidos pelo departamento e novas capacitações para instrutores dos programas Com Licença Vou à Luta e Negócio Certo Rural. Andréa falou dos novos projetos para 2013:

Leite Legal – Segundo a chefe do DEPPS, com o programa, realizado em parceria com o Sebrae Nacional, o SENAR vai capacitar 81 mil produtores, em dois anos, por meio de treinamento teórico de 16h, formando 5.400 turmas. As primeiras etapas do programa serão o nivelamento técnico e metodológico de instrutores e gestores e a parceria com as indústrias de laticínios.

A presidente do Sistema CNA/SENAR, senadora Kátia Abreu ressaltou a importância dos cuidados com o leite e enfatizou 2013 como o Ano do Leite no Brasil. “Precisamos dar maior atenção ao leite, porque é ele que gera parte da renda da propriedade e ajuda o produtor a pagar as despesas no final do mês,” destacou.

2bAo pedir empenho dos superintendentes na execução do Pronatec, Kátia Abreu disse que vai se reunir com o ministro da Educação para solicitar a criação do curso Qualidade do Leite, dentro do Pronatec.

Capacitações Tecnológicas – Desde 2011 o SENAR realiza capacitações em algumas cadeias produtivas. De acordo com Andréa Barbosa, para 2013 está prevista a realização de novos cursos nas áreas de suinocultura, bovinocultura de corte e integração lavoura-pecuária-floresta.

Agricultura de Precisão – Na área de AP, as ações vão continuar com a apresentação do programa desenvolvido pela Administração Central às regionais, nivelamento técnico e metodológico dos instrutores que ministram cursos na área, assim como novas parcerias com empresas do setor. No momento, o SENAR elabora as cartilhas de AP, material que está sendo padronizado para ser disponibilizado para todo o País. Em 2013, o SENAR dará continuidade aos seminários de agricultura de precisão nos estados.

Plano ABC – O SENAR está elaborando um projeto em parceria com o Ministério da Agricultura e o Banco Mundial para capacitar produtores rurais na aplicação de técnicas do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). As capacitações vão acontecer em áreas como plantio direto, florestas plantadas e recuperação de pastagens degradadas. A meta é capacitar instrutores, técnicos, projetistas, demais agentes envolvidos e posteriormente os produtores rurais.

Pronatec – Andréa Barbosa apresentou também aos superintendentes os números do SENAR no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec). Já estão aprovadas pelos parceiros demandantes 45 mil vagas para 2013 em todas as regiões do País. Os cursos, que possuem no mínimo 160h, têm a previsão de começar no mês de março. Os 10 mais procurados são Bovinocultura de Leite, Horticultura Orgânica, Fruticultor, Auxiliar Administrativo, Piscicultura, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Bovinocultura de Corte, Apicultor, Avicultor e Preparador de Doces e Conservas.

Durante a reunião, os superintendentes também conheceram a nova série metodológica do SENAR e a rede E-Tec SENAR, que será mais um canal de acesso do homem do campo à educação profissional. A E-tec SENAR prevê a criação de 20 mil vagas, numa rede de 100 polos. O modelo adotado será o semi-presencial. O curso Técnico em Agronegócio vai ser o primeiro ofertado, com três módulos e estágio curricular. Com maior carga de atividades práticas, a intenção do SENAR é criar a máxima interação possível entre os alunos e desenvolver um calendário compatível com a realidade do campo.

A entidade deve fechar parcerias com sindicatos e escolas rurais, assim como propriedades e fazendas-modelo para a criação dos polos de apoio e locais para as aulas práticas. “A educação à distância possibilita ampliar a oferta de capacitações no campo, dando mais oportunidades ao homem do campo”, frisou o coordenador de Educação Formal do SENAR, Fabiano Bossle Miguel.