SENAR-MA forma novas turmas do PRONATEC

Como parte das comemorações do dia 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador, o sistema Faema/Senar realizou a cerimônia de formatura dos 130 alunos do PRONATEC – Programa Nacional de acesso ao ensino Técnico e Emprego, no Centro de Convenções da cidade de Barra do Corda, na Mesorregião Centro Maranhense, 462 quilômetros de São Luís.

DSC_0161O Senar, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais daquele município, capacitou 12 turmas: Barra do Corda  (05), Tuntum (04) e Grajaú (03),  nas áreas de horticultor, cultivador e beneficiador da mandioca, bovinocultor de leite, fruticultor e piscicultor, com carga horária de 160 horas/curso.

O evento foi um grande sucesso de público, que lotou as dependências do Centro de Convenções. Presentes, o Superintendente do Senar Luiz Figueiredo, o gestor Carlos Feitosa e a coordenadora de cursos do Senar, Yolanda Gomes, autoridades municipais, lideranças comunitárias e rurais.

DSC_0155

De acordo com o superintendente Luiz Figueiredo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo.  “O  objetivo é beneficiar os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar e ganhar dinheiro”, disse.