Senar-MA capacita trabalhadores da agroindústria canavieira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (Senar-MA) e a Agropecuária e Industrial Serra Grande Ltda (Agroserra), no município de São Raimundo das Mangabeiras, no sul maranhense,  realizaram na sexta-feira (28) uma solenidade de entrega de 170 certificados de cursos destinados aos colaboradores da empresa, provenientes de uma parceria entre o sistema Faema/Senar e a empresa Agroserra.

Na abertura do evento, no auditório Serafim Adalberto Ticianeli,  o diretor-presidente da Agroserra, Pedro Ticianeli, fez um histórico da exploração das áreas ocupadas desde 1983 e o projeto do engenheiro florestal Serafim Ticianeli,  que vislumbrou uma grande oportunidade para o cultivo da soja no sul do Maranhão. Hoje, a empresa é considerada a maior agroindústria do Estado e uma das maiores do Norte e Nordeste, com 2.500 funcionários e 27 mil hectares cultivados, sendo 23 mil de cana-de-açúcar e 4 mil de soja. “Aqui, na Agroserra, 97%  dos maranhenses tiveram participação direta no desenvolvimento desta indústria e as capacitações servem de estímulo ao crescimento profissional para que os colaboradores possam fazer bem o dever de casa”, disse.

O superintende do Senar-Ma, Luiz Figueiredo, destacou a importância da parceria e os objetivos da instituição na Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos trabalhadores rurais e das agroindústrias, enfatizando o princípio metodológico
“Aprender a fazer fazendo”. “Estamos prontos para atender o desejo dos dirigentes da Agroserra de ampliar essa parceria”, declarou o superintendente.

Turmas – Os treinamentos foram divididos em seis turmas: Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipostoris, com 30 participantes; Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos, 60 participantes; Trabalhador em Segurança nas Operações de Máquinas, Implementos e equipamentos, 60 participantes; e Trabalhador na Prevenção de Acidentes. ”A falta de mão-de-obra qualificada é um gargalo que atinge o agronegócio e as empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio. O Senar é um dos parceiros mais constantes nessa missão” afirmou a gerente de Recursos Humanos, Elen Pereira.

Participaram também da cerimônia, o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Lourival Santos, que representou o presidente José Hilton Coelho de Sousa; o prefeito do município de Nova Colina, Elano Coelho; o engenheiro de Segurança do Trabalho e instrutor do Senar, Irapuan Nunes; e colaboradores da Agroserra.

[GALERIA DE FOTOS]
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR