Senar-MA capacita Piscicultores por meio do Programa Negócio Certo Rural

DSC_0056

Setenta pequenos produtores rurais foram certificados nesta semana (domingo e quarta-feira) em duas cidades da baixada ocidental maranhense, Matinha e Turiaçu, através do programa Negócio Certo Rural (PNCR), uma parceria entre o Senar e o Sebrae.

Em Matinha, a solenidade aconteceu no Povoado Itans, onde tem se destacado no cultivo de peixes em cativeiro, como o tambaqui. Cerca de 200 famílias estão investindo em piscicultura na localidade e os resultados tem sido animadores.

Com a parceria, pequenos produtores aprendem a gerenciar suas propriedades, transformando-as em pequenos negócios. O programa oferece a certificação através de cursos e capacitações técnicas aos criadores. “Nos próximos dias vamos assinar novos convênios para beneficiar outras comunidades da região de acordo com a orientação do presidente do sistema Faema/Senar, José Hilton de Sousa”, informou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

DSC_0018_1
Turma do PNCR em Matinha-MA

O presidente da Associação dos Piscicultores de Itans, Adalto Pinheiro, faz uma avaliação positiva da parceria. “Ser piscicultor é muito bom! Os resultados conseguidos aqui mostram que é possível viver bem e ter um salário digno em nossa própria casa, aproveitando os recursos que já temos disponíveis”, destaca.

Ana Paula Sipaúba, instrutora do Senar, ficou satisfeita com o empenho da turma, que contou com alunos do município de São João Batista, ressaltando que os produtores estão motivados e aproveitando os conhecimentos adquiridos nos cursos específicos. “Eles já conhecem o manejo nos tanques, faltava aprender a gerenciar a comercialização do pescado”, avalia.

De acordo com o gerente Regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, as ferramentas oferecidas pelos parceiros que apoiam o projeto de piscicultura em Matinha tem trazido retorno imediato. “Agora eles entendem que criar peixe em cativeiro e colocar no mercado é uma atividade comercial. Os produtores já começam a pensar em investimento e gerenciamento de suas propriedades, administração de receita e obtenção de lucros”, conclui.

DSC_0053Atualmente 42 produtores trabalham em cinquenta hectares, mantendo uma produção média de 500 toneladas de pescado, estabelecendo uma receita anual de até R$ 2,5 milhões.

O vice-presidente da Faema, secretário adjunto de Agricultura do Estado e conselheiro do Sebrae, Raimundo Coelho, elogiou o trabalho da comunidade. “É uma localidade que encontrou na atividade pesqueira uma fonte de emprego e renda, saindo do tradicional trabalho na roça”, declarou.

Caso de Sucesso – Um dos lideres da comunidade pesqueira, o Carlos Pinheiro Cibalena é referência na atividade pesqueira em Itans. Ele investe em oito tanques construídos em sua propriedade de quatro hectares e se ocupa em ajudar outros produtores, repassando as informações que recebe em cursos, treinamentos e consultorias oferecidas pela parceria Senar/Sebrae Maranhão.

Turiaçu – Nesse município da microrregião do Gurupi, 23 pequenos produtores rurais receberam com alegria seus certificados de conclusão do treinamento oferecido pelo PNCR.

Na oportunidade, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, a vice-prefeita Maria do Socorro Rabelo e o secretário municipal de agricultura, Murilo Santos assinaram um convênio para execução de ações de Qualificação Profissional para trabalhadores e pequenos produtores rurais da região, objetivando ações de produção e gestão administrativa nas unidades agrossilvipastoril e novas capacitações em decorrência do município já dispor de uma agroindústria de beneficiamento de frutas regionais.

A iniciativa reuniu lideranças políticas, sindicais, comunitárias, representantes do Sebrae, Associação Comercial local e dezenas de jovens do meio rural.