Senar leva o Programa Rede e-Tec Brasil ao município de Balsas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-MA realizou uma reunião com diversos parceiros, no município de Balsas, para implantação de Pólos da Rede e-Tec Brasil, um programa do Ministério da Educação – MEC.

O Senar, ao aderir ao programa está intensificando ainda mais suas ações e aumentando a oferta de oportunidades de estudos para as pessoas do campo. Esta ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, cuja principal finalidade é promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O evento  foi coordenado pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo. Presentes o secretario municipal de Agricultura, Adelman Bastos, do presidente do Sindibalsas, Valdir Zaltron e diretores,  do presidente da Aprosoja, Isaias Saldatelli, do  diretor geral da Unibalsas, professor Fábio Pilat, os instrutores do Senar Wellington Sousa, José Carlos, Antônio Carlos e Irapuãn Neves e o advogado João Carlos Foguinho, representando as empresas produtoras de Soja da região Chapada das Mangabeiras.

A programação constou de uma palestra técnica sobre o programa Rede e-Tec, cujas ações foram iniciadas nos estados do Norte e Nordeste em fevereiro deste ano e  discussões sobre a validade e implantação da Rede e-Tec na sede do Pólo em Balsas. Ficou estabelecido dentre todos os arranjos necessários a elaboração de protocolo de parceria para ser assinado pelo Senar, Sindibalsas, Unibalsas e Prefeitura Municipal, com as turmas do Pólo de Balsas iniciando no segundo semestre deste ano.

De acordo com Luiz Figueiredo, o Termo de Convênio envolvendo as entidades parceiras para estruturação do Pólo da Rede e-Tec Senar/MEC em Balsas, prevê o funcionamento de duas turmas do curso de Agronegócio, ainda em 2015, com carga horária de 1.250 horas-aula e duração de dois anos.