Senar leva conhecimento aos produtores de Itinga durante a Agroshow 2019

Curso de Operação e Manutenção de tratores agrícolas realizado em Itinga durante a Agroshow.

O Senar foi uma das entidades que mais movimentou a terceira edição da Feira de Itinga Maranhão – Agroshow, realizada no período de 9 a 17 deste mês, no centro daquela cidade. Com uma equipe alinhada e sempre focada no atendimento ao homem do campo, o Senar levou atividades de capacitação técnica ao público selecionado, criando relevância para a Agroshow.

O espaço destinado para suas ações foi prestigiado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, Paulo Lira, pelo prefeito Lúcio Flávio Araújo Oliveira, pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jefferson Aureliano Carvalho Dutra, responsável pela organização da Feira – e demais secretários que compõem a atual administração municipal, produtores rurais, convidados e sociedade de Itinga de forma geral.

A Agroshow foi uma iniciativa da prefeitura municipal de Itinga e contou com a parceira do Senar, do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia (Sinpra), Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria de Estado da Cultura (Sectur), além de outras entidades da região que contribuíram diretamente para a realização do evento que movimentou o município e região.

Curso de Operação e Manutenção de tratores agrícolas realizado em Itinga durante a Agroshow.

Conhecimento

O Senar mais uma vez levou para o seu stand, Minioficinas de Cachaça e de Farinha de Mandioca, conduzidas por instrutores da entidade – responsáveis por atrair centenas de pessoas que, ávidas por conhecimento, foram conferir de perto todo o processo agroindustrial pertinente a elas, com demonstrações práticas realizadas pelos profissionais especializados.

Além desses atrativos, o Senar levou ainda para o local os cursos de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, Derivados do leite, Doma racional de equinos e muares e Artesanato de Fibra de Bananeira.

No estande, em Itinga, equipe do Senar e alunos dos cursos oferecidos durante a Feira.

Por sua grande aceitação pelo público rural, o secretário da Agricultura de Itinga, Jeferson Dutra, garantiu a realização para esse ano ainda, de outros cursos, de acordo com a vocação de cada comunidade solicitante. O titular da secretaria destacou a expertise do Senar em capacitar produtores rurais e garantiu ter fortalecido ainda mais a parceria com a entidade para que muitos outros cursos possam ser realizados em 2020.

Prefeito Lúcio Araújo, em visita ao curso de Fibra de Bananeira.

“Agradecer ao presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho e ao colaborador da Faema Patrício, que estiveram aqui com a gente desde o início, pela presença do Senar que engrandeceu bastante à nossa Feira e trouxe conhecimento e à Faema, entidade que trabalha para o fortalecimento do setor rural maranhense”, disse ele.

O superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, expressando seu pensamento sobre a Agroshow deste ano, disse: “É um grande evento do setor agropecuário maranhense, que marca o calendário agropecuário do Estado, com suas mitigações na área de transferência de tecnologia ao produtor da região tocantina, via capacitações técnicas realizadas pelo Senar”.

Encerramento do curso de Derivados do Leite, com a presença de parceiros e convidados.