Senar leva à  II Expo Indústria tecnologia aplicada na produção de cachaça maranhense

A miniagroindústria do SENAR-MA utilizada para demonstrações do processo tecnológico de produção da aguardente de cana de açúcar, atraiu um grande número de visitantes durante a II Expo Indústria, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com o sistema Faema/Senar e  entidades  governamentais e privadas, ligadas ao setor industrial.

Governador Flávio Dino, presidente da Faema, Raimundo Coelho e parceiros do projeto durante assinatura de Termo de Adesão.
Raimundo Coelho assina termo de adesão.

A Expo Indústria teve como objetivo apresentar a diversidade do setor industrial do Maranhão para a sociedade, além de proporcionar um ambiente favorável ao surgimento e ao desenvolvimento de novos negócios.  Durante três dias, foram realizadas rodadas de negócios, palestras, bate-papos, oficinas, workshops, estandes expositivos, painéis e serviços voltados ao empresário investidor, aos estudantes e  no geral ao público interessado.

Visitantes no estande do Senar durante a Expo Indústria

No estande do sistema Faema/Senar, a instrutora Silvia Almeida apresentou  os processos e formulações na tecnologia de produção artesanal de aguardente orgânica, destacando a melhoria  da qualidade do produto (cachaça), por meio de palestras e demonstrações  com drinques e aperitivos preparados a partir do produto elaborado, muito apreciado pelos visitantes.

Adesão

Ainda na Exposição, foi assinado pelo presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o Termo de Adesão e Compromisso ao projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão. Esse apoio dado ao projeto que se propõe investir no número e na qualidade de marcas já existentes e ascensão de outras que já produzem este tipo de bebida, visa dinamizar o mercado interno em busca também do mercado externo, e criar um aparato de proteção para valorização da aguardente e tiquira maranhense.

 O ato foi realizado pelo Sindicato de Bebidas do Estado do Maranhão (Sindbebidas), tendo sido representado pelo presidente Francisco Magalhães da Rocha e pela gestora executiva do projeto de Cachaça de Alambique e Tiquira do Maranhão – Oísina  Aragão, na presença de representantes das entidades parceiras, com destaque ao  Governador Flávio Dino e equipe.

De acordo com Oísina, a participação das vinte instituições  incluindo o Senar,   vai fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva da cachaça no Maranhão. “O Senar é um grande parceiro. Detém toda expertise na área e está conosco desde o início colaborando sempre e quando necessário”, elogiou a gestora.

Para Raimundo Coelho, o Senar poderá contribuir fundamentalmente com o conhecimento a partir de capacitações ministradas por instrutores especialistas da área.

“Esse projeto reflete a preocupação do Senar, em capacitar produtores rurais, e acompanhar o desenvolvimento na cadeia produtiva da cachaça no estado. A inciativa vai permitir geração de renda direta e indiretamente a todos os envolvidos”, ressaltou o presidente da Faema.