SENAR lança concurso interno para incentivar proteção de nascentes

Com premiação de duas picapes zero km, uma para cada categoria, sendo elas: número de nascentes protegidas e melhor iniciativa de proteção de nascentes – o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Maranhão, (AR-MA) seguindo orientação do Senar Central, (Brasília), lança o 1º Concurso de Proteção de Nascentes com o tema “Proteja uma nascente em um dia”.

Poderão participar todos os Sindicatos de Produtores Rurais, afiliados à Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema). O resultado final do concurso será divulgado no dia 04 de dezembro de 2015.

O concurso vai premiar as entidades que realizarem a proteção de nascentes seguindo os cinco passos indicados pelo Programa Nacional de Proteção de Nascentes, lançado em março deste ano pelo Senar em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que são: Identificar a nascente; Cercar a nascente; Limpar a área; Controlar a erosão e Replantar espécies nativas.

A premiação do concurso voltada para a categoria e melhor iniciativa de proteção de nascentes, destina-se especificamente, para os Sindicatos Rurais. Ou seja, a iniciativa que mais impactar positivamente uma propriedade, comunidade ou região em relação à melhoria da qualidade e da quantidade de água disponível para consumo, produção e preservação da biodiversidade, será a vencedora.

Proteção e cadastro

Os dirigentes dos Sindicatos Rurais vão preencher um cadastro específico que ficará sob responsabilidade do Senar. Para efeito de premiação, serão consideradas as nascentes protegidas no período entre o dia 22 de março, data de quando foi feito o lançamento do programa, até a data limite, dia 15 de novembro de 2015. A meta é proteger mil nascentes em 2015.

A nascente protegida deverá ser identificada com a placa do Programa de Proteção de Nascentes, contendo as coordenadas geográficas (latitude e longitude) e a data da proteção. Os Sindicatos devem anexar ao formulário de cadastro no mínimo 10 fotos coloridas, em alta resolução, que comprovem a iniciativa de proteção de nascentes.