Senar inicia mais uma turma do programa Aprendizagem Rural em Balsas

Jovens apostam no programa Aprendizagem Rural do Senar

“Como a minha família é produtora rural, resolvi investir no curso para aprender mais e garantir um espaço no mercado de trabalho local”, disse Gabriel Sousa da Silva, de 17 anos, participante da nova turma do programa Aprendizagem Rural do Senar, em Balsas.

Gabriel acha importante que entidades como o Senar promovam cursos voltados para a formação do jovem, principalmente em um região onde o setor produtivo rural é muito forte, como o município onde mora.

Assim como ele, a estudante Eliene Nunes, de 18 anos, também aposta no curso. “Acredito que terei bastante conhecimento e com isso, poderei garantir uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou.

Abertura de uma nova turma com a presença de representantes do Senar, Sindicato e empresa parceira.

A nova turma iniciada essa semana, funciona por meio de parceira com o Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (Sindibalsas) e da Agromontova Ltda – empresa nacional, focada no plantio e exportação de soja, que sentiu a necessidade de investir em estudantes que buscam nas atividades rurais, maior conhecimento e uma profissão.

“Esperamos a partir daqui, formar bons profissionais que ocupem espaços dentro do mercado local e regional no setor agrícola”, disse a coordenadora de Recursos Humanos da Agromontova, Nádia França, durante o ato de abertura solene da turma de 22 jovens balsenses, que participarão de 480 horas/aulas de mecanização agrícola.

Quando o assunto é parceria, o representante do  Sindibalsas no evento, Marcelo Paulo de Lira, garante que com o Senar funciona.

“A gente percebe que não é somente com esse programa, mas o Senar tem expertise em atender bem a população rural, com cursos de qualidade”, acentuou, garantindo o empenho da equipe do  Senar que já atende os jovens de Balsas há cinco anos, promovendo o preparo de mão de obra nesse período, para onze turmas.

De acordo com a coordenadora do programa no Maranhão, Yolanda Gomes, o Aprendizagem Rural tem ajudado muitos jovens a serem inseridos no mercado de trabalho. Ela revela uma novidade na última fase: a composição da nova turma com alunos de escola pública, ou seja, que ainda frequentam o ensino médio, mas que pretendem receber maior conhecimento na área agropecuária para se adequarem à um mercado local, promissor, e cada vez mais exigente.

“É uma contribuição que o Senar e o Sindibalsas tem dado aos jovens. Uma oportunidade de abrirmos portas para que eles compreendam mais sobre atividades produtivas comuns em Balsas e região, que tem alavancado o agronegócio”, destacou.

Expectativa marca o primeiro dia de aula, no Sindibalsas.

Trabalho

O programa Aprendizagem Rural (Jovem Aprendiz Rural) é uma iniciativa do Senar e foi lançado para atender as exigências do Governo Federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) no que tange à Lei nº 10.097/2000 e consiste em preparar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, em consonância com o quadro funcional e as necessidades das empresas que exploram atividades agrossilvipastoris.

O curso técnico é destinado aos jovens que queiram se preparar para o mercado de trabalho, observando as atividades técnicas das explorações agrossilvipastoris existentes na região e município, com capacidade de oportunizar ocupação para os jovens que querem ingressar num ofício e melhorar a renda de sua família.

Os participantes deste tipo de capacitação recebem aulas teóricas e práticas dentro das instalações da empresa, podendo, ao final do curso, serem contratados para exercer a função na qual estão sendo preparados pelo SENAR. Enquanto alunos, eles recebem meio salário mínimo por um turno de trabalho experimental, que os mantêm em suas atividades durante todo o ciclo do treinamento.

Senar e parceiros investem na juventude balsense.