Senar fortalece programas de promoção Social em 2016

A iniciativa visa elevar a qualidade de vida dos produtores rurais com oferta de atendimento nas áreas de saúde

 

Mulheres rurais são atendidas nos programas de Promoção Social do Senar.
Mulheres rurais são atendidas nos programas de Promoção Social do Senar.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ampliou, este ano, a sua atuação nos diversos municípios maranhenses, com atendimento ao setor produtivo rural com programas e ações de sua expertise. Destaque para os programas de Formação Profissional Rural (FPR), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Negócio Certo Rural (NCR) e Promoção Social (PS).

De grande importância para o homem do campo, a Promoção Social – é um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador e ao produtor rural e suas famílias, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, favorecendo assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

Equipe do Senar e parceiros fazem serviço de barbearia em produtores rurais.
Equipe do Senar e parceiros fazem serviço de barbearia em produtores rurais.

É o caso, por exemplo, dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem Rural, Educação Ambiental, Alimentação e Nutrição, Primeiros Socorros, Saúde Materno Infantil, Artesanato de material reciclável e Associativismo.

De acordo com gerente de Promoção Social do Senar, Yolanda Gomes,  as ações devem ter o enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento e atitudes.

 Programa Saúde do Homem – atenção ao homem rural maranhense.
Programa Saúde do Homem – atenção ao homem rural maranhense.

“Todas essas atividades contribuem para a prevenção de doenças dos moradores das áreas rurais, onde o acesso às informações é mais difícil”, disse ela, ao tempo que afirma ser o objetivo da entidade, trabalhar o lado preventivo, mas também levar aos produtores rurais, mutirões com  atendimento médico e equipe multiprofissional para detecção de patologias e prevenção de doenças, com palestras e orientação.

Parceria

Yolanda revela que 15 mutirões de saúde foram realizados pelo Senar em parceria com prefeituras e sindicatos de produtores rurais. Desses, sete foram voltados para a Saúde do Homem e oito para a Saúde da Mulher. Nos eventos de Saúde do Homem foram realizados 807 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), cuja função é diagnosticar o câncer de próstata. Antes, porém, profissionais de saúde realizaram palestras elucidativas, seguidas pelo serviço de barbearia.

 Crianças recebem flúor de profissionais de odontologia.
Crianças recebem flúor de profissionais de odontologia.

Mil duzentos e onze exames preventivos do câncer do colo do útero (Papanicolau) foram coletados nos 06 municípios atendidos pelo Senar e parceiros. Palestras também foram ministradas com o intuito de esclarecer sobre a importância da realização do exame.

Além das ações de prevenção da saúde, as mulheres e homens rurais contaram ainda com espaços de beleza para a realização de corte e escova de cabelos e entrega de kits compostos por xampu, condicionador, creme de pentear e sabonete. Seus filhos também receberam atenção especial com aplicação de flúor por dentistas. Lazer e lanches também compõem os programas.

“Em 2017 a Promoção Social intensificará mais ainda as ações educativas na área da saúde de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor”, prevê a gerente de PS do Senar, satisfeita com o resultado.

Em conformidade com Yolanda,  o superintendente estadual  do Senar, Luiz Figueirêdo, declara: “É muito importante esse trabalho que o Senar vem desenvolvendo no estado, pois além de estar cumprindo a sua missão institucional, está também contribuindo para minimizar os efeitos maléficos das doenças sexualmente transmissíveis”.