Senar fortalece atividades da Agrofeira de Bacabal com capacitação de produtores rurais

Novas tecnologias, palestras técnicas, cursos de qualificação e aperfeiçoamento de mão de obra para o setor rural e comercialização de produtos agropecuários foram o forte da 13ª Agrofeira de Bacabal – 2018.

Encerramento do curso Derivados do Leite.

Essas atividades foram desenvolvidas em parceria com o Senar, fortalecendo o setor produtivo agropecuário do município e da região do Mearim. O evento desenvolvido sob a direção do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), teve seu ponto alto com os cursos de derivados do leite, operador de máquinas agrícolas e a comercialização de animais com carga genética melhorada.

Dezenas de produtores rurais da região foram qualificados por meio dos cursos de Operação de Máquinas Agrícolas, ministrado pelo instrutor Jesiel Sousa Silva; Derivados do Leite, por Ana Joaquina e a Oficina de Cachaça, pela química industrial Silvia Viana de Almeida. Todos os instrutores pertencentes ao quadro do Senar.

De acordo com a diretoria do sistema Faema/Senar, a Agrofeira de Bacabal é uma das maiores vitrines da produção agropecuária do estado e tem crescido a cada ano, contribuindo de forma direta para o fortalecimento do setor agropecuário regional, atendendo o empresariado e a produção rural com a comercialização de tratores, implementos agrícolas, produtos agroveterinários, alimentação, dentre outros bens de consumo do setor rural.

Produtores rurais recebem visita do presidente do sistema Faema/Senar, durante curso de trator.

Satisfeito com o trabalho realizado durante os três dias e com o apoio do sistema Faema/Senar, Ramon Arrais, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, garante ter sido a Agrofeira-2018 um dos maiores investimentos feitos durante a sua gestão. Destacou dentre os diversos atrativos, a participação de criadores de caprinos e ovinos dos estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí e as oportunidades de negócios geradas na ocasião, bem como os melhoramentos genéticos e a venda de touros advindos de diversos municípios maranhenses.

Curso de Operação de Máquinas Agrícolas

Ramon, ratificou ainda o apoio, do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), José Hilton de Sousa, do presidente licenciado Raimundo Coelho, do superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Émerson Macêdo, além de outros representantes do Governo do Estado. Também destacou a visita dos presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais de Fortuna (Francisco Coelho), Presidente Dutra (Jonas Gomes Cruz), Vitorino Freire (Paulo Veríssimo da Costa) e de Viana (Edvaldo Amorim).

produtoras durante execução da capacitação em Derivados do Leite.

“O apoio do sistema Faema/Senar é de grande importância. Em todas as edições temos turmas de capacitação com professores atenciosos e qualificados para atender aos produtores rurais, contribuindo para o fortalecimento das atividades agropecuárias regionais”, ressaltou o presidente do Sindicato, acentuando o papel do Senar e o apoio dos seus diretores na Agrofeira – 2018.

Para o superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, a 13ª edição da Agrofeira de Bacabal vem fortalecer ainda mais o bom caminhamento que permeia o setor rural da região do Mearim.

“A Agrofeira consolida ainda mais, o bom trabalho que vem fazendo o Ramon à frente do Sindicato Rural de Bacabal, e o Senar não poderia ficar de fora dessa grande iniciativa que tem como foco, o produtor rural”, acentuou Figueirêdo.