Senar ensina práticas e cuidados na exploração da caprinovinocultura durante a 10ª Expocapril

A exposição ocorreu em Bequimão e reuniu dezenas de produtores rurais

O superintendente estadual do Senar, Luiz Figueirêdo acompanhado por Leônidas Almeida (Associação) e José Martins (prefeito de Bequimão).

O produtor rural Alan Kardek Pinheiro, se motivou para investir ainda mais na ovinocultura,  depois de participar do curso de Silagem e da palestra sobre a Prevenção de Parasitas Gastrointestinais entre Caprinos e Ovinos, ministrados por instrutores do Senar, durante a 10ª Expocapril, em Bequimão (Baixada Maranhense).

Expositores durante a 10ª edição da Expocapril.

“Foi muito bom. Aprendi muita coisa. Agora vou por em prática tudo o que vi e ouvi aqui, na exposição, para que no próximo ano  eu traga animais de melhor qualidade. Daqui pra frente não medirei esforços para fazer  cursos do Senar”, destacou ele, entusiasmado com ações de capacitação técnica da entidade, implementadas durante a semana da Feira.

Senar e Sebrae juntos na entrega de certificados.

A Expocapril é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), e conta com o apoio do Senar, do Sebrae, do Governo do Estado do Maranhão, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), da Prefeitura e Câmara Municipal de Bequimão e de outros parceiros locais, que juntos buscam dinamizar a caprinovinocultura do município e região da Baixada Maranhense.

Luiz Figueirêdo e João Carlos instrutor do curso de silagem do Senar.

Essa Feira agropecuária que fomenta a caprinovinocultura maranhense, já entrou no calendário de eventos do agronegócio do estado e reúne todos os anos pequenos empreendedores do campo da baixada e litoral ocidental, além de outras regiões e até de outros estados brasileiros.

Objetiva, além a comercialização de animais e produtos, levar conhecimentos técnicos aos expositores, fomentar experiências e  incentivar os municípios da Baixada Maranhense a participar das atividades ligadas a caprinovinocultura, onde, segundo o presidente da Associação Leônidas Viegas Almeida, é comprovadamente promissora  para o estado e principalmente para a região.

“Com o apoio do Senar e de outros parceiros, fizemos um trabalho diferenciado. A nossa Associação está muito grata pela parceria. E, graças aos gestores do sistema Faema/Senar, realizamos ações fundamentais aos nossos criadores”, disse agradecido.

Demonstração

Cerca de trinta expositores participaram do evento levando ao parque de exposição 650 animais das raças: doppler, santa inês, anglonubiana, boer, texel e outras. Quinze deles receberam orientação por meio de capacitação técnica do Senar sobre Manejo alimentar, técnicas de silagem, capineira, armazenamento e conservação de forragem, formulação de ração e a prática que envolveu demonstração do método de preparo de forrageira desenvolvida pelo Senar.

Há que se destacar também a palestra ministrada pela instrutora Ludmila Gonzaga. Ela falou sobre os impactos econômicos, medidas preventivas contra parasitas e tipos de doenças como: verminose, coccidiose. Doenças que geram défcit na exploração animal. Na sequencia, o parceiro Sebrae colaborou com  temáticas relacionadas à criação e cuidado aos animais.

O superintendente estadual do Sebrae, João Martins, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e o prefeito de Bequimão, José Martins, abrilhantaram a exposição com suas presenças. Também participaram outras autoridades locais e regionais e significativo número de produtores de toda a região.

“Essa Feira da caprinovinocultura cada ano vem crescendo e impulsionando não só a atividade no município de Bequimão, mas em toda a Baixada Maranhense, carecendo apenas de um apoio maior do governo para que se torne um evento de maior vulto na agropecuária do estado”, frisou Luiz Figueirêdo, destacando o apoio do Senar desde a primeira  edição da Expocapril.