Menu fechado

Senar e Sindicato movimentam região oeste do estado com grande número de capacitações técnicas

Print Friendly, PDF & Email
Prefeito de Buriticupu, José Gomes participa de entrega de certificados aos produtores rurais.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jardim tem alcançado um grande número de produtores rurais por meio de conhecimento transmitido pelo Senar, via dezenas de cursos realizados na região do oeste maranhense.

Com efetiva mobilização do público tendo à frente Listernandes Silva Sousa (Iranildo), as capacitações paulatinamente vão acontecendo, desde o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, ao atendimento por meio de assistência técnica e gerencial (ATeG) de 25 propriedades pertencentes à cadeia de bovinocultura de corte, cujo potencial é notadamente um dos maiores do estado.

De acordo com Iranildo, a realização de cursos se tornou mais intensa na região devido a mobilização dos produtores na criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jardim e a grande procura da categoria, dada a necessidade de conhecer melhor as novas ferramentas utilizadas no campo e oferecidas pelo Senar, com vistas a fortalecer a produção rural.

O município de Bom Jardim foi atendido com um número grandioso de cursos, como por exemplo: Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas (sede), piscicultura (comunidade Zé Bueiro/Igarapé dos índios e Rosário), Derivados do Leite (sede), Hortaliças folhosas (Igarapé dos Índios) e Artesanato de fibras de buriti.

Capacitação

Outros que também têm solicitado capacitação do Senar são: Tufilândia (curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas), Buriticupu (Suinocultura e Hortaliças folhosas) e Araguanã (Hortaliças folhosas e Fibras de Buriti).

Mobilizador do Senar. Iranildo Sousa compartilha da alegria com produtora rural, no encerramento do curso.

Ainda de acordo com Iranildo, o curso mais solicitado pelos produtores rurais é o de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, em função da carência de profissionais qualificados nessa área, e ainda, porque existe a necessidade dos produtores rurais prepararem seus familiares (filhos e afins), para o mercado de trabalho.

“É muito gratificante poder ajudar aqueles que estão na produção. Levar conhecimento a quem necessita”, disse ele.

O prefeito de Buriticupu, José Gomes Rodrigues, satisfeito com o resultado do trabalho do Senar, disse ser muito gratificante o resultado deste tipo de investimento, principalmente para os produtores que apresentam dificuldades em melhorar a produção e comercialização de seus produtos.

“Quanto mais conhecimento, melhor para eles. Os cursos do Senar são muito proveitosos e com conhecimento, certamente que produzirão ainda mais”, ressaltou o gestor, destacando as seis turmas de capacitação levadas pela entidade apenas no primeiro semestre de 2019.

Na visão do superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, o Senar tem suprido as necessidades dos produtores rurais com capacitação técnica, nas comunidades.

“O trabalho do Senar tem se expandido de tal forma que temos levando às comunidades, cursos e treinamentos onde esse substrato é mais carente por conhecimentos, criando novos espaços para o crescimento de várias cadeias produtivas”, ressaltou o gestor.