Senar e Sebrae certificam produtores rurais durante Agritec de Zé Doca

Mais de cem pessoas foram capacitadas para gerenciar  suas propriedades

 

Produtores Rurais de diversos municípios são certificados pelo Senar e Sebrae em Zé Doca
Produtores Rurais de diversos municípios são certificados pelo Senar e Sebrae em Zé Doca

O gerente de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Carlos Antônio Feitosa e o superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fizeram durante programação da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão, (Agritec), edição do Alto Turi e Gurupi –  em Zé Doca, a certificação de cinco turmas do programa  Negócio Certo Rural, (NCR), envolvendo aproximadamente cento e vinte  pessoas dos municípios de Amapá do Maranhão, Luís Domingues, Cândido Mendes e Godofredo Viana.

O NCR é voltado aos  pequenos produtores rurais e suas famílias e utiliza ferramentas simples de gestão, aprendendo a desenvolver e melhor administrar suas pequenas propriedades rurais. No Maranhão o programa  está sendo executado pelo  Senar  em parceria com o  Sebrae.

Durante a programação, Feitosa destacou a consolidação do programa NCR, ratificando pelos depoimentos espontaneos dos produtores rurais, durante a entrega dos certificados ocorrida na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Zé Doca, (STTR), localizada no Assentamento PA Belém Vila Esperança.

“A gente fica bastante satisfeito ao sentir que o Senar e o Sebrae atingiram juntos o objetivo do programa”, disse ele ao explicar que para este ano, os parceiros precisam atingir a meta de 140 turmas  com atendimento em todas as regionais do Sebrae. “Neste primeiro semestre conseguimos fechar em torno de 70 turmas e até o final e novembro finalizaremos com mais setenta. Para o próximo ano, já temos programadas  80 turmas“, disse o gerente do Senar, satisfeito com o resultado do trabalho desenvolvido na regional de Santa Inês.

09_08cJoão Martins  do Sebrae, classificou a parceria com o Senar  como bastante significativa para as duas entidades do sistema ‘S’, considerando o conhecimento e a expertise da cada uma. O Sebrae, segundo ele, focando  no planejamento e na gestão de  microempresa enquanto o outro, uma referência diferenciada de prestação de serviço para o público rural.

“Nós conciliamos esforços, expertises e responsabilidade com um público que sempre carece de atendimento, mas que agora estamos tendo a oportunidade, por meio do NCR, de levar a informação e o conhecimento necessário para que essas pessoas possam organizar a sua propriedade familiar, o seu pequeno negócio e a partir daí, retomar uma linha de prosperidade”, disse o superintendente.

Para Manoel Antônio Rodrigues de Godofredo Viana, o curso do NCR é uma excelente iniciativa  porque aprende a lidar com o trabalho de forma diferenciada. “Aprendi novas habilidades  para o desenvolvimento de minhas atividades. Abriu meus horizontes”, afirmou o produtor de açaí e farinha,  garantindo ter um bom relacionamento com o Sebrae e mais recentemente, com o Senar.