SENAR e Sebrae capacitam instrutores para atender produtor rural com o NCR

.

Instrutores participam de dinâmicas incluídas na  capacitação do NCR
Instrutores participam de dinâmicas incluídas na  capacitação do NCR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou esta semana em São Luís, o curso de capacitação para instrutores do SENAR e consultores do Sebrae para a execução do programa Negócio Certo Rural (NCR) nos próximos três anos.  Participaram do evento vinte e dois técnicos do Maranhão e do Pará.

Instrutores do Senar e consultores do Sebrae participam em São Luís de capacitação do NCR.
Instrutores do Senar e consultores do Sebrae participam em São Luís de capacitação do NCR.

A coordenadora do programa do Senar Brasil, Thaís Carrazza, conduziu os trabalhos. O objetivo deste encontro é formar novos instrutores para atuarem no Negócio Certo Rural (NCR).

O NCR visa melhorar a gestão da propriedade rural ao preparar produtores e sua família para gerenciar a propriedade de forma lucrativa, competitiva e sustentável. O programa está presente em todos os estados brasileiros e o número de turmas varia de acordo com a demanda de cada estado.

Atualmente ele é executado como complemento do programa Sertão Empreendedor, cuja área de abrangência no Maranhão é a região do semiárido, (baixo Parnaíba), e é voltado para pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural onde trabalham.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo revela que somente este ano 80 turmas de produtores rurais participaram de treinamento envolvendo o NCR e que a tendência é que a cada ano esse contingente aumente uma vez que o produtor conhece muito pouco da comercialização de seus produtos.

“O programa conhece essa lacuna, por isso a importância de conhecer mais e planejar o seu negócio”, destacou acrescentando que nem o Senar e nem mesmo o Sebrae não tem conseguido atender a demanda.