Senar e parceiros realizam seminário em Poção de Pedras e Esperantinópolis

O evento visa atender toda a sociedade com discussão voltada para o desenvolvimento do setor rural maranhanse

Raimundo Coelho e Émerson Macedo com lideranças após seminário na região do Mearim
Raimundo Coelho e Émerson Macedo com lideranças após seminário na região do Mearim.
Raimundo Coelho e Émerson Macedo com lideranças após seminário na região do Mearim.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão, (Senar/MA), realizará, no próximo sábado, (12) em Poção de Pedras (8h) e Esperantinópolis (14h30), projeto intitulado Seminários de Desenvolvimento da Agropecuária do Maranhão pela Educação (Agrodiálogos).

O foco principal das ações propostas é o produtor rural e sua família por meio  dos seminários, os produtores rurais e demais atores do setor terão acesso a informações sobre inovações tecnológicas, educação rural, empreendedorismo, educação sanitária, formação profissional rural, assistência técnica, organização do setor rural e participação política.

O projeto Agrodiálogos vai percorrer diversos municípios maranhenses, além de suas comunidades com apoio de diversas entidades, a exemplo de sindicatos, prefeituras, associações e instituições governamentais.

Todos os seminários conduzirão ao levantamento de demandas e ressaltarão a importância do conhecimento como forma de aperfeiçoar a produção, estímulo ao empreendedorismo e preservação dos recursos naturais, além de fortalecer nos participantes a identidade com o setor agropecuário, bem como a importância da representatividade do setor perante a sociedade.

De acordo com o secretário-adjunto de Agricultura e Pecuária do Estado (Sagrima) e coordenador do evento na região do Mearim – Emerson Macedo, a iniciativa é válida uma vez que aponta soluções e encaminhamentos efetivos para dilemas que afligem o setor produtivo.

“O setor agrícola e pecuário, que desempenha função essencial na economia do país, de eminente vocação agrária, tem reflexos nos demais setores da economia, por exemplo, indústria, comércio e serviços. Outro ponto a ser destacado nessas reuniões é o fortalecimento do sentimento de pertencimento e da necessidade de maior representatividade do setor”, aponta ele, lembrando da importância da participação de toda a sociedade.