Senar e Governo realizam em Timon a última Agritec do ano

Instrutoras e participantes da Oficina de aproveitamento de abóbora no estande do Senar.

Com vistas a beneficiar o pequeno empreendedor rural da região dos Cocais com Oficinas, palestras e atendimento qualificado, o Senar realizou em parceria com o Governo do Estado, por meio do sistema SAF (Secretaria de Agricultura Familiar, Agerp e Iterma), Sebrae e entidades ligadas ao setor rural maranhense – a 17ª Agritec, no município de Timon, localizado a aproximadamente 500 quilômetros de São Luís.

Superintendente Luiz Figueiredo, recebe pequenos produtores no estande do Senar.

Em um espaço que compreendeu dezenas de atrativos, o visitante pode encontrar serviços voltados para a cidadania rural (obtenção de documentos pessoais), comercialização de produtos advindos de pequenas propriedades rurais, estandes dos municípios que compõem a região dos Cocais que apresentaram e comercializaram produtos locais, vitrines vivas e espaços de órgãos governamentais compreendendo ações e atividades socioeducativas, todas voltadas ao público atendido pelo projeto.

Pequenos produtores rurais, comercializam seus produtos durante a Feira.

Foram dois dias de intensa movimentação, tendo como ponto alto a visita do Governador Flávio Dino e sua comitiva formada por secretários de estado, ex. secretários e deputados estaduais, presidentes de órgãos, lideranças políticas e representantes do setor rural maranhense. No palco, estavam o secretário da SAF, Júlio Mendonça e representantes da Agerp, e do Iterma, além da equipe dos referidos órgãos e de outros que também participaram doe vento, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) e gestor da última edição anual da Agritec, Epitácio Rocha, dentre outros de grande importância para a realização do evento.

Parceria

A abertura do ato foi feita pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, que falou da satisfação em poder participar de um evento de tão grande magnitude para o pequeno produtor rural e disse querer continuar com essa parceria que só engradece a produção rural maranhense.

Estande do município de Matões, recebe equipe do Senar.

“Queremos com o Governo do estado, estreitar cada vez mais nossas relações, fazendo das Agritecs e das Feiras Agropecuárias, um diferencial na vida dessas pessoas, para que elas saiam daqui,  com um nível de conhecimento cada vez maior, podendo externar isso, criando fomento nas técnicas de produção e, principalmente, na melhoria do padrão de renda”, disse, ressaltando a parceria com a Sagrima, no desenvolvimento do programa Mais Produção, onde  1.700 propriedades são atendidas, dentro de seis cadeias produtivas, essenciais para alavancar a produção rural maranhense.

Por sua vez, o Governador Flávio Dino, destacou a participação do Senar, das prefeituras e dos Bancos responsáveis pela oferta de crédito para os agricultores familiares e a união com os professores onde, segundo ele, tem papel fundamental na Agritec, porque é por ela, que ocorre a transmissão da tecnologia e do conhecimento.

“A Agritec, portanto, faz o casamento de duas linhas fundamentais que é a educação e a produção, são as duas vertentes, nas quais são possíveis desenvolver uma sociedade. Nós, valorizamos muito esse momento da Feira, porque significa a valorização e o respeito da agricultura familiar, acentuou o governador do Maranhão.

O coordenador da estrutura e logística da Agritec em Timon, Anderson Galdino Galdino, disse que o Senar é uma instituição de grande valor que faz um trabalho bastante qualificado, e nessa junção com o Governo do Estado somado com a expertise do sistema SAF, reforça a qualificação ainda mais da Agritec.

“Desde a primeira edição, o Senar sempre esteve presente, e destacamos que é uma instituição que de fato, não pode deixar de participar pela sua credibilidade que agrega muito, por conta do crédito que atrai o agricultor para o evento”, acentuou Galdino.