Senar e Governo realiza em Porto Franco Dia de Campo sobre ILPF

 

Secretário Márcio Honaiser encerra atividades do Dia de Campo em Porto Franco.

Com vistas a divulgar as ações do programa Mais Produção na cadeia produtiva de carne a produtores rurais, técnicos e lideranças políticas e sindicais  da região sul do estado,  o Governo do Estado por meio da Sagrima e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e parceiros, realizou Dia de Campo, na fazenda Ouro Verde de propriedade do produtor rural, Egmar Del Bel, localizada a 14 quilômetros da sede de Porto Franco.

Professor do IFMA, Cutrim Júnior ministra palestra sobre ILPF.

A ação integrou a programação da 22ª Expofran (Exposição Agropecuária de Porto Franco) que teve a participação direta do Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Franco e da  Associação de Produtores Rurais de Porto Franco (Apofran) e  prefeitura municipal.

O Dia de Campo tratou sobre a tecnologia Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPL), e foi composto por  três estações que trataram de temas relacionados às áreas degradadas sob a assistência de técnicos do programa governamental.

“Um dos prontos principais do projeto aqui na Fazenda é mostrar aos convidados como é feito o sistema, assim como a sua viabilidade econômica”, disse o supervisor técnico do Programa Mais Produção na região tocantina, Egon Bastos, um dos ministradores das estações, juntamente com o agrônomo Ronaldo Lima (prefeitura) e o professor Cutrim Júnior (IFMA).

Tecnologia

Técnico do Senar fala da importância da aplicação da ferramenta tecnológica em áreas degradadas.

A área escolhida para o evento, de acordo com  os organizadores teve destaque na aplicação da tecnologia ILPF por técnicos do Senar que a atendem desde dezembro do ano passado. Ainda de acordo com os organizadores, o solo da área em questão, apresentava avançado estado de degradação, por isso a escolha do local para a aplicação da ferramenta.

O proprietário da Fazenda Ouro Verde desenvolve atividades pecuária de corte e se diz satisfeito com a assistência técnica e gerencial prestada pela equipe do Senar.

“É importante que as autoridades percebam a importância desse trabalho para que possa ser aplicado em outras fazendas, a outros produtores rurais da  região. Estou satisfeito  com o que está sendo feito aqui. Estou achando ótima a presença de técnicos para me orientar”, disse ele.

Produtores rurais, lideranças políticas da região, estudantes e técnicos na Fazenda Ouro Verde, no Dia de Campo sobre ILPF.

O secretário de Agricultura de Porto Franco, Ronaldo Lima disse que o Senar é um difusor de tecnologia em todo o país e por isso a satisfação em tê-la como parceira  nessa e em outras  empreitadas.

“O Senar vai agregar  conhecimento  aos produtores  e aos técnicos que atuam como multiplicadores em todo o Estado”, disse satisfeito.

Participaram do Dia de Campo, o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser com os seus adjuntos, Émerson Macêdo e Edjailson Souza, o prefeito municipal, Nelson Horário Macêdo Fonseca, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Franco, Fortunato Macêdo, secretários municipais, empresários, estudantes do Instituto de Educação do Maranhão (IFMA), lideranças do setor rural e convidado. Representou o Senar na ocasião, o superintendente estadual, Luiz Figueiredo.