Senar e Governo do Estado lançam a  17ª edição da Agritec em Timon

Representantes de entidades realizadoras da Agritec e participantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Governo do Estado e parceiros, lançaram em Timon, a 17ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec).

O evento ocorreu no auditório do Centro de Treinamento Wall Ferraz, e contou com a presença de representantes de vários municípios da Região dos Cocais, movimentos sociais, cooperativas, associações e instituições de ensino e financeiras do território. A Agritec de Timon acontecerá de 26 a 28 de julho.

Epitácio Rocha fala ao público.

A Feira tem em sua programação, apresentações culturais, exposições de pequenos animais, oficinas gastronômicas e comercialização de alimentos, artesanato, dentre outros.

A Agritec é desenvolvida por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp, Iterma) e pelo sistema Faema/Senar – e conta com o apoio de diversos parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada, que atenderá os participantes por meio de capacitações, palestras e oficinas.

A solenidade foi marcada pela presença do secretário estadual da Agricultura Familiar (Saf), Júlio Mendonça, do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, do Gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Epitácio Rocha e demais representantes de entidades parceiras.

Epitácio Rocha, do Senar, com o secretário da Saf, Júlio Mendonça, Loroana, da Agerp e outros.

“O Senar vai trazer para Timon, informações, por meio de palestras, cursos e vitrines tecnológicas – com vistas a capacitar os pequenos produtores e agricultores familiares que vão participar da Feira”, disse o gerente de ATeG, após a solenidade em Timon, ao tempo que assinalou que “a soma de forças de instituições são voltadas para o desenvolvimento dos pequenos produtores, resultará em uma agricultura familiar bem mais forte”, apontou.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, enfatizou a importância da Feira para mostrar aos agricultores familiares que é possível melhorar a produção através de conhecimento.

“A Agritec por onde passa é um sucesso. No município de Timon não será diferente. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou ele, feliz com a participação de centenas de pessoas no ato.

O evento contou com a presença do vice- prefeito de Timon, João Rodolfo; do secretário adjunto da SAF, Chico Sales; da presidenta da Agerp, Loroana Santana; do gestor Regional da Agerp de Timon, Aécio Borges; e dos gestores Regionais de Codó, Rosiane Lobo, e de Caxias, Júnior Martins.

Também participaram do evento a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; o secretário de Agricultura de Timon, Alisson Gomes; o diretor de Assentamento do Iterma, Renê Campos; o presidente do STTR, Raimundo Nazário, seu Mundico; representante do Banco do Brasil, Marcelino Neto; representante do Sebrae, César Augusto; representante da Câmara de Vereadores, o vereador Coca do Mata Pasto; representantes de movimentos sociais, agricultores familiares e lideranças políticas