Senar é destaque durante solenidade de entrega de certificados em Buriticupu

 

Iranildo Sousa, fala do trabalho de mobilização com os produtores rurais.

Cerca de trezentos pequenos produtores rurais de Buriticupu acabam de receber certificados dos cursos promovidos pelo Senar, em parceria com a prefeitura do município. A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Câmara Municipal daquela cidade, na presença do superintendente do Senar Maranhão, Luiz Figueirêdo e do supervisor de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Castro.

O prefeito José Gomes e a primeira-dama Betel Gomes, juntamente com os vereadores, secretários municipais e o assessor, (responsável pela mobilização dos produtores e da relação institucional prefeitura/Senar), Iranildo   Silva Sousa – foram os anfitriões do evento. Em sua apresentação, José Gomes falou da alegria de receber a equipe do Senar em seu município.

Luiz Figuerêdo discursa durante a cerimônia

Antes da solenidade, a comitiva visitou a feira livre, responsável pela comercialização de variados tipos de alimentos produzidos na zona rural daquele município, criada após a capacitação dos buriticupuenses.

Cursos de Derivados do leite, Hortaliças folhosas e Suinocultura, foram alguns dos cursos ministrados na região, além de outros de artesanato, como: material reciclado e fibra de bananeira. A festividade foi finalizada com a entrega de camisas e bonés institucionais, àqueles que se destacaram na produção em Buriticupu, após a concretização do processo de capacitação.

Parceria

Prefeito José Gomes exibe camisa do Senar.

Para o Superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, são ações como essa, capitaneada pelo poder público municipal, que faz a diferença e cria os caminhos necessários para o desenvolvimento tecnológico da exploração agrossilvipastoril do município.

Para o secretário de Agricultura, Antônio Gonçalves de Sousa, Buriticupu só deu certo, depois da parceria que ele considera indispensável, com o Senar. “A gente precisa de mais capacitação. Depois que o Senar começou o trabalho aqui, estamos sendo visto com outros olhos. E hoje, além de termos mercados, temos agora bastante gente capacitada. Estamos no caminho certo”, acentuou o gestor da Agricultura.

Já o prefeito disse que Buriticupu foi contemplado no ano passado com a qualificação de quase 800 pessoas. Ele revela que é uma felicidade imensa ver essa população se qualificando, dando depoimento de como foi importante essa iniciativa na transformação  na vida deles.
“Agradeço muito ao Senar, na pessoa do Luiz Figueiredo, do Raimundo Coelho e do Iranildo, que foram pessoas que colaboraram diretamente, com o nosso município. Nós acreditamos que essa parceria será ainda mais intensa no ano de 2020, e com certeza, quem vai ganhar com isso é o nosso povo, é a produção do nosso município”, assinalou ele.

Produtora rural de Buriticupu recebe certificado do curso do Senar.

O produtor de pepinos e de pimenta do reino, da comunidade Sexta Vicinal, Raimundo Nonato Silva, foi um dos destaques na cerimônia realizada pela prefeitura, por ter triplicado a sua produção, após a inserção de conhecimento e tecnologia do Senar em sua propriedade.
“Me sinto muito alegre e quero agradecer a Deus por esse privilégio de representar os certificandos, papel para o qual fui escolhido. A minha renda que produzia apenas quarenta por cento do potencial, hoje, por meio do Senar, posso falar com segurança que já alcança os cem por cento. A minha produção de pepino que eu comecei a trabalhar, está dando resultado, está me trazendo lucro. Só agradeço a Deus, ao Senar e ao prefeito José Gomes”, falou emocionado.

Toda a equipe junta: produtores, Senar e prefeitura