Senar capacita dezenas de produtores rurais durante a 45ª Expocodó

Gestores do Senar com organizadores do evento e produtores durante curso.

Sessenta produtores rurais de Codó foram capacitados durante a 45ª Expocodó, (Exposição Agropecuária de Codó) realizada,  pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Codó e Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), com o apoio do sistema Faema/Senar, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e parceiros locais.

Executivos do sistema Faema/Senar visitam local de capacitação durante a Expocodó.

Durante o período da Exposição, o  Senar ofertou os cursos de Piscicultura, Derivados do Leite, Aplicação de Agrotóxico e Aproveitamento Integral do Babaçu. Ao final, todos receberam seus certificados  das mãos do presidente da Faema, Raimundo Coelho e do  diretor superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, na presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Almir Sampaio Silva, do presidente da Acrivi, Cícero Júnior, do vice-presidente, Iêdo Barros, representante do Governo do Estado e lideranças do setor rural e do empresariado local.

Visitantes conhecem Minifábrica de Aguardente Orgânica exposta manipulada pro instrutora do Senar.

De acordo com Iêdo Barros, o evento rural movimentou  cerca de quinhentos mil reais em vendas de máquinas agrícolas, motocicletas, animais, alimentação, bebidas e produtos agropecuários. Todos expostos no  Parque de Exposições Valter Zaidan.

Fortalecimento

Barros ressalta, porém, que,  o número de expositores de animais, principalmente de caprinos, ovinos e bovinos tem crescido  anualmente. Antes, participavam  apenas criadores da região do Itapecuru. Com o fortalecimento  da Exposição por meio da participação de parceiros, esse número aumentou. Agora, o evento conta não somente com criadores maranhenses, mas também dos estados do Piauí e Pernambuco.

Ele destacou a importância do estande do Senar com informações pertinentes  sobre capacitações e programas,  bem como a exposição e funcionamento da  Minifábrica de Aguardente Orgânica, coordenada pela instrutora do Senar, Silvia Almeida.

“A participação do sistema Faema/Senar foi de grande importância para o evento. Um parceiro valioso que presta serviços de qualidade ao público da Expocodó e quem tem ano a ano, abrilhantado a nossa Exposição”, disse ele elogiando a participação dos gestores e de toda equipe do Senar,  envolvida no trabalho da Expocodó.