SENAR assina acordo com o Banco Mundial para execução do Projeto ABC Cerrado

O ABC Cerrado vai atender nove estados do Bioma Cerrado (Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos.

A missão do Banco Mundial formalizou o acordo de doação de US$ 10,6 milhões para a execução do Projeto ABC Cerrado. O documento foi assinado pelo secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, e pelo coordenador-geral de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria.

O recurso será utilizado pela entidade para capacitação nas tecnologias de baixa emissão de carbono, formação profissional e pela assessoria em campo. A partir de agora, o programa – que será desenvolvido através de uma parceria entre o SENAR, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa – entra numa nova fase e a expectativa é que as primeiras ações práticas aconteçam em 2015.

A solenidade de assinatura, realizada na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, reuniu representantes de todas as entidades parceiras. O Secretário Daniel  Carrara destacou o processo participativo que existiu durante a construção do projeto e que continuará sendo a marca registrada do ABC Cerrado na execução das ações previstas. “É um projeto completo, que vai atuar na formação do produtor, do técnico e ainda oferecer assistência técnica. Estamos com a nossa rede mobilizada e tenho certeza que o ABC Cerrado será um marco na Agricultura de Baixo Carbono do Brasil”.

Os integrantes do Banco Mundial ressaltaram a importância do projeto no contexto da agricultura mundial – onde a demanda por alimentos será cada vez maior – e reforçaram o motivo da escolha pelo Brasil: um país com potencial produtivo e condições para a aplicação de práticas sustentáveis. “O ABC Cerrado é importante pela parceria e pelos resultados que esperamos. O Banco Mundial vai compartilhar os aprendizados do Brasil com o mundo inteiro”, disse o Coordenador-geral,  Boris Utria.

Para David Tuchschneider, especialista em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, a tecnologia é o melhor caminho para aumentar a produção de alimentos sem desmatar novas áreas e o Projeto ABC Cerrado representa uma solução para esse desafio.

A próxima etapa será iniciar a elaboração do material didático e dos conteúdos das capacitações, junto com a Embrapa. A seleção dos consultores responsáveis pelo treinamento dos instrutores, supervisores e dos técnicos de campo também será iniciada neste segundo semestre, para que o projeto possa ser executado a partir de 2015.

ABC é tendência mundial – O diretor da Embrapa Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf, salienta que a Agricultura de Baixo Carbono é uma questão preponderante no mundo e o Brasil sai na frente com o Projeto ABC Cerrado, que reúne um conjunto de ações para tornar a atividade mais produtiva, rentável e sustentável com foco em quem está na ponta da cadeia. “Temos cinco milhões de produtores rurais e condições de crescer horizontalmente, assim como recuperar áreas degradadas”, prevê.

Na opinião do secretário substituto da Secretária de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa, José Guilherme Leal, o ABC Cerrado surge num momento em que a agricultura sustentável ganha cada vez mais espaço no Brasil. Ele chama a atenção para um aspecto essencial: a preservação do bioma Cerrado. “O projeto é totalmente alinhado com o Governo e os anseios do setor produtivo do Brasil. Outro diferencial é trabalhar a questão da assistência técnica com cuidado ambiental”, elogia.

Projeto ABC Cerrado – Ação conjunta do SENAR, MAPA e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado pretende incentivar e difundir a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibilizar o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR será responsável pela capacitação nas tecnologias, formação profissional e pela assessoria em campo, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – via Banco Mundial.

O ABC Cerrado vai atender nove estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.

O projeto prevê a realização de seminários de sensibilização e divulgação nos estados participantes, capacitação tecnológica de produtores e gerentes de propriedades e instrutores do SENAR e, ainda, treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores. Ao todo, 12 mil propriedades vão receber capacitação.