Senar apoia Associação para fortalecer a cadeia produtiva do leite em Imperatriz

O I Torneio Leiteiro Leite amigo, marcou o lançamento oficial da Associação dos Produtores de Leite da Estrada do Arroz, (APLEA) – recentemente no Parque de vaquejada Balde Branco, no povoado São Felix, em Imperatriz.

Foram três dias de intensa programação. No primeiro dia houve a abertura   oficial com Torneio Leiteiro, leitura de regras e as primeiras pesagens. Já no segundo, foram desenvolvidas várias atividades no parque Balde Branco com café da manhã e palestras alusivas ao tema em questão.

Diversas atividades foram realizadas dentro do programa organizado pelos produtores rurais. Debates, palestras e torneio leiteiro, foram as principais. Neste evento os produtores, Hermes Oliveira e Luiz Titara Rocha – presidente e vice respectivamente, falaram da importância da Associação para a união e o desenvolvimento de ações da porteira pra fora.

A entidade surgiu por meio do trabalho realizado na safra de 2018, onde se juntaram para produção de 1,4 milhões de kg de Silagem de Milho, e através desse movimento iniciou-se as tratativas para iniciar criação da Associação. Sete meses, foram suficientes para conversas e elaboração de documentos e legalização oficial, evento denominado Leite Amigo, foi inserido no calendário da região como mais um grande evento.

Lideranças

O grupo é formado por pequenos e médios produtores rurais, foram assistidos pelo programa Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Com o trabalho desenvolvido pela entidade, os produtores se firmaram como lideranças no segmento do leite e vêm ganhando espaço na região denominada Estrada do Arroz, de grande vocação para produção leiteira.

Hoje a Associação é formada por 14 sócios, todos eles assistidos pelo Senar durante dois anos. O trabalho de assistência técnica tem revolucionado a região, onde foram intensificadas a produção de Leite com adoção de novas tecnologias que visam manter a estabilidade produtiva e a redução do custo de produção.

Representantes de diversos órgãos estaduais e empresas privadas, foram convidados para a solenidade de abertura. Do Senar, estavam o supervisor de Campo da região Tocantina, Egon Bastos e o técnico de campo que acompanha o grupo de produtores envolvidos na ação, Michael Douglas.

Michael conta que de 2017 a 2019, os produtores assistidos representavam em torno de 250 mil litros. Já nos anos de   2018 e 2019 avançamos para 530 mil litros e a perspectiva para os próximos dois anos (2019/2020), é de 1,3 milhões de litros, consolidando assim, a região como promissora no desenvolvimento do setor produtivo.

“As ações do Senar através de consultorias e capacitações vem modificando a rotina de produtores e moradores daquela região. Hoje após dois anos de acompanhamento observam-se ótimos resultados que levam oportunidades e nova expectativa da cadeia produtiva”, disse o técnico de campo do Senar, Michael Douglas, ao tempo que completa:

“Os trabalhos serão intensificados, para daqui a alguns anos a região se tornar polo produtivo e ter sua própria gestão de mercado, com parcerias ou na industrialização do produto”, finalizou ele.

Para Egon Bastos o evento marcou o lançamento da Associação dos Produtores da Estrada do Arroz.  E tudo isso reafirma o trabalho sério que vem sendo desenvolvido por eles, que já enxergaram a importância de estarem unidos.

O mais importante é que eles estão sendo acompanhados pelo Senar”, disse Egon Bastos, satisfeito com a iniciativa.