Seminário debate políticas de melhoria para o Agronegócio no Maranhão

Fruto de um trabalho em parceria  entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e o Governo do Estado, promovido com grande sucesso nessa terça (14), o seminário ‘Mais Desenvolvimento do Agronegócio: O papel Estratégico do Maranhão frente à crescente Demanda Mundial pela Produção de Proteína’.

Palestrantes e autoridades após seminário sobre Agronegócio, no Golden Shopping.

O evento foi realizado no Golden Shopping e reuniu grande número de pessoas, entre técnicos e executivos do Agronegócio do estado, além de produtores rurais – todos focados  no desenvolvimento do setor produtivo rural maranhense.

VEJA FOTOS, CLIQUE PARA AMPLIAR

Bruno Lucchi (CNA), durante apresentação.

A abertura do seminário teve a  participação do secretário de Estado,  da Indústria Comércio e Energia, Simplício Araújo, do secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Sagrima), Émerson Macêdo e do presidente da Faema, Raimundo Coelho, que a lado do secretário estadual, fez um pronunciamento destacando o crescimento do setor primário do estado no cenário nacional. Participaram do evento, diversos representantes do setor agropecuário maranhense, além de palestrantes de outras regiões  do país.

Oportunidades

O evento faz parte do Ciclo de Seminários Estratégicos Mais Desenvolvimento e tem o intuito  de promover as cadeias produtivas do agronegócio no estado envolvendo informações estratégicas e oportunidades. A iniciativa visa debater temas importantes para o Maranhão, tendo como base a elaboração  da Política de Desenvolvimento Produtivo do Estado.

Diversos palestrantes participaram, contribuindo com informações pertinentes ao tema. Destaque para a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Ligia Dutra e do  Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Para Ligia Dutra o seminário foi uma grande iniciativa que vai contribuir de forma direta com as ações desenvolvidas pelo Governo e pela FAEMA  em favor do agronegócio e do produtor rural.

“O Estado do Maranhão tem um grande potencial para o agronegócio. Tem muitas perspectivas, tanto em termos de área produtiva quanto na diversificação  dos produtos explorados, aptos em qualidade para a exportação. O seminário vem em um momento  de planejamento e de realização  de uma agropecuária mais forte e mais eficaz  do Estado”, disse ela.

Lucchi avaliou como uma iniciativa, que classificou como positiva do Governo do Estado  e da FAEMA,  no sentido de trazer  os principais atores das cadeias produtivas essenciais para o desenvolvimento do seguimento para analisar e discutir  ações que sirvam  para impulsionar o agronegócio no estado.

Tecnologia

“O Maranhão tem grandes potenciais como terras férteis e clima favorável e já tem uma produção de grãos considerável. Precisa organizar  melhor as cadeias produtivas  para que se possa agregar mais valor  a esses produtos. A Federação de Agricultura não só conhece as problemáticas que podem ser resolvidas, mas também os pontos positivos  e sabe a necessidade do homem do campo, que aliado ao trabalho do Senar, vem toda a  expertise  na educação e na capacitação dos produtores fazendo um trabalho de  primeira linha,  levando tecnologia e conhecimento  aos que necessitam”, ressaltou.

O presidente do sistema FAEMA/SENAR, disse que o setor do agronegócio é um segmento  econômico do estado que mais cresce atualmente e que sustenta   os índices positivos  da economia maranhense. Segundo ele, debater  as atividades desse setor, as problemáticas e também o futuro  dessas atividades  com os produtores, técnicos e especialistas,  é de grande importância para o Maranhão.

“A participação da CNA é fundamental em um momento com esse, e a FAEMA é uma entidade  sindical  que representa os produtores rurais maranhenses, por  essa razão é que somos parceiros do Governo, para que juntos busquemos soluções para o fortalecimento do agronegócio”, declarou, acrescentando que ser parceiro do governo é muito importante  para que as políticas públicas a favor do setor agropecuário, tornem-se mais eficientes.