Sebrae apoia empreendedorismo rural em Vargem Grande

.

Luiz Figueiredo durante evento em Vargem Grande

A instituição é parceira da prefeitura municipal na execução de programas  de incentivo ao desenvolvimento local e a segurança alimentar.

Como forma de estreitar a parceria existente com o município de Vargem Grande, o Sebrae assinou o termo de cooperação técnica junto a prefeitura municipal, firmando parceria na execução do Programa da Cadeia Produtiva da Mandioca e Ovinocaprinocultura e Programa Municipal de Aquisição de alimentos.

Os programas são pioneiros no município e irão promover o desenvolvimento da agricultura familiar local, fortalecendo a política municipal de segurança alimentar.

A assinatura do termo se deu durante a programação do Dia Especial sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no âmbito do município de Vargem Grande, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.

O encontro foi uma realização da Prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal de agricultura, indústria e comércio, com o objetivo de apresentar os programas que serão executados na atual gestão.

Além do Sebrae, participaram representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Governo do Estado.

Na oportunidade a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, assinou o termo de cooperação técnica, firmando a parceria da instituição nos programas, por meio de capacitações voltadas para o empreendedorismo rural,  como a realização de palestras do projeto Começar Bem e oficinas SEI e No Campo.

“Temos experiências exitosas no município de Vargem Grande e pretendemos continuar transformando a visão dos agricultores, para que vejam sua atividade como um empreendimento rural, se adequando aos padrões de qualidade para escoação desses produtos”, ressaltou Larissa.

Segundo o prefeito Carlinhos Barros, os agricultores do município terão todo acompanhamento técnico gratuito necessário para a organização e aumento das cadeias produtivas nas localidades.

O prefeito também ressaltou a importância dos órgãos parceiros, que serão fundamentais para a boa execução dos projetos.

“Vejo como uma melhoria de extrema importância para o crescimento econômico do município. Por isso, buscamos parcerias que não podem faltar nesse projeto, como por exemplo, o Sebrae, que considero ser uma das mais importantes nesse processo”, disse Barros.

Fonte: Assessoria Sebrae.