Sagrima reúne-se com representantes de comunidades rurais de Rosário

Os produtores de Rosário receberão treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para produzir usando kits de irrigação.

O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- Sagrima, Cláudio Azevedo e o adjunto, Raimundo Coelho, que também é vice-presidente da FAEMA, ouviram, as principais demandas dos presidentes das associações das comunidades rurais, do município de Rosário e, apontaram soluções para as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais. Dentre as dificuldades estão o acesso à água; falta de energia elétrica em algumas comunidades; construção e recuperação de estradas vicinais e distribuição de kits de irrigação para produzir durante o período de estiagem.

A reunião contou com a presença da prefeita da cidade de Rosário, Irlahi Linhares Moraes, do secretário de agricultura do município Luiz Orlando e do presidente do sindicato dos produtores rurais, Raimundo Sousa.

O problema de água nas comunidades rurais do município será resolvido com a instalação de dez poços dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, que é objeto de convenio entre a Sagrima e o Ministério da Integração Nacional. Os sistemas vão garantir o acesso à água de forma individualizada, em cada domicílio. “Assim, estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de famílias maranhenses que vêm sofrendo ao longo dos anos pela falta de água”, explicou o secretário.

De acordo com Raimundo Coelho, os sistemas são um conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, produção de alimentos e outros. A instalação desses Sistemas Simplificados está dentro da segunda etapa do Programa Água para Todos e está prevista a instalação, pela Sagrima, de 75 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, e mais 100 que serão instalados pela Codevasf.

Durante a reunião foram distribuídos três kits de irrigação, que operam pelo sistema de micro aspersão e gotejamento e mais sete kits serão entregues  através de convenio da Sagrima com o Ministério da Integração Nacional. Os produtores receberão ainda treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para produzir usando esses kits de irrigação.