Menu fechado

Raimundo Coelho participa de posse da nova diretoria da Ascem

Print Friendly, PDF & Email
Raimundo Coelho, Ricardo Ataíde, Emerson Macêdo e convidados, na posse da Ascem.

O presidente do Sistema Faema/Senar e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, participou nesta segunda-feira da posse da nova diretoria da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem). O evento aconteceu no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Em seu pronunciamento, o novo presidente da Ascem, o pecuarista Ricardo Ataíde, falou da importância do fortalecimento das parcerias com os sindicatos de produtores rurais filiados ao Sistema Faema/Senar e Sistema Fiema e órgãos como a Embrapa e universidades públicas e privadas para a inovação tecnológica. “Para alcançarmos metas mais audaciosas, rumo à inovações tecnológicas nos diversos segmentos da nossa pecuária, representada por todas as espécies de importância zootécnica, destacadamente com a disseminação do sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, conhecido como ILPF”, afirmou Ricardo Ataíde.

Raimundo Coelho participou da mesa de abertura e ressaltou que esta parceria é muito importante para o setor rural. “O Senar do Maranhão realiza diversos cursos, dentre eles, o de vacinadores para atuarem durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa”, exemplificou Raimundo Coelho.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) protocolou este mês a proposta “Maranhão Livre da Febre Aftosa sem Vacinação”, no valor de R$ 3.129,095,02 (três milhões cento e vinte e nove mil, noventa e cinco reais e dois centavos), a serem disponibilizados para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA).

José Hilton Coelho também prestigiou o evento

De acordo com o documento assinado por Coelho, trata-se de uma iniciativa dos produtores rurais e seus sindicatos representados por esta Federação, no sentido de viabilizar os meios técnicos operacionais exigidos pelas normas do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa –PNEFA, para que o Estado do Maranhão possa atingir os requisitos previstos para alcançar o status de “estado livre da febre aftosa sem vacinação em 2023”, conforme o Plano Estratégico – PE 2017-2026 estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

O Maranhão possui o segundo maior rebanho bovino do Nordeste, com cerca de 9 milhões e 600 mil animais. Novos mercados para a comercialização de animais e também de derivados do leite estão se abrindo para o setor pecuário, a exemplo de frigoríficos e laticínios que estão sendo implantados no Maranhão.

 

Diretoria da Ascem

Além do presidente Ricardo Ataíde, também foram eleitos para a nova diretoria executiva: Roberto Charles M. Dias (1° Vice Presidente), Amaro Santana Leite (1° Secretário), Roberval Cordeiro de Silva (1° Tesoureiro), Caroline Britto Azevedo (Diretora de Eventos), Samir Saldanha Nicolau (Diretor de Fomento), Carlos Henrique Fernandes Marques (Diretor Comercial),  Gustavo Sauáia de Oliveira (Diretor Jurídico) e Sebastião Cardoso Anchieta Filho (Diretor Comissão Técnica), além de outros membros.

Raimundo Coelho e Cláudio Azevêdo, emolduram Ricardo Ataíde.