Programas e ações do Senar beneficiam produtores de Poção de Pedras

Além dos programas já empreendidos, outras ações de capacitação estão sendo realizadas para encerrar o ano de 2017

Uma equipe do sistema Faema/Senar liderada pelo presidente da Faema,  Raimundo Coelho, participou da realização do programa Saúde da Mulher, na comunidade Serra do Aristóteles, em Poção de Pedras, neste final de semana, ampliando o número de beneficiários das ações do Senar no município.

Staff do sistema Faema/Senar e da Sagrima durante evento em Poção de Pedras.

O programa Saúde da Mulher têm como foco prioritário a educação das mulheres rurais em saúde, com prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, da mama, vacinação contra doenças infecto-contagiosas, violência doméstica e outras questões de gênero,  levadas a efeito com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que envolvem diretamente a saúde da mulher.

Produtora rural em atendimento pelo programa Saúde da Mulher

Buscando empoderar a mulher do meio rural para escolhas corretas a fim de promover sua saúde física e mental, o programa Saúde da Mulher abrange ainda mudanças de comportamento que impactam direta e indiretamente na qualidade de vida individual e coletiva desse gênero.

Além de atender as mulheres rurais com serviços de saúde, como exames Papanicolau, exame para detecção de sífilis, aids e aplicação de vacinas, foram ministradas palestras educativas sobre temas pertinentes à educação, saúde e comportamento sexual para cerca de 60 participantes. Crianças daquela comunidade, também, foram atendidas com atividades específicas de apoio à saúde.

Participantes

Estudantes de escolas municipais acompanhadas por autoridades durante ações do Senar.

Ainda na ocasião, ao lado do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, do adjunto Émerson Macêdo, e do gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa – Raimundo Coelho fez a entrega de certificados aos produtores rurais participantes do programa ABC Cerrado – ação conjunta do sistema Faema/Senar, Governo do Estado e prefeitura de Poção de Pedras.

O evento envolveu também estudantes de escolas públicas que participaram com apresentação de diversas atividades recreativas, de cunho educativo e  criativo.

Para Émerson Macêdo, filho de Poção de Pedras, que também integra a diretoria da Faema – é muito satisfatório ver que a parceria entre Senar e Governo do Estado tem conseguido favorecer produtores rurais de várias regiões do estado, fato, segundo ele, que pode ser comprovado no município, onde está sendo ofertada, também, a assistência técnica a vários produtores, por intermédio dos Programas Mais Produção e ABC Cerrado.

“Por meio dessa parceria, muitos produtores foram beneficiados. Ações como distribuição de tanques de resfriamento de leite e ordenhadeiras mecânicas, realização de cursos de aproveitamento integral do leite e de produção de silagem, entrega de patrulha mecanizada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricultura Familiar (Sintraf), foram algumas das ações de apoio que podemos destacar”, disse, lembrando que ainda este ano estão previstas a entrega de barracas de feirantes e distribuição de sementes de milho, arroz e hortaliças em geral.