Presidente e membros do Fundepec-MA reúnem-se com deputado Carlinhos Florêncio.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), José Ataíde, o diretor Hilton Sousa, o membro do Conselho de Administração representando a Secretaria de Planejamento (Seplan), Marco Aurélio Martins e o consultor Ricardo Ataíde, foram até a Assembleia Legislativa e reuniram-se na manhã de hoje com o deputado Carlinhos Florêncio. Na pauta,  as ações que o Fundepec-MA está desenvolvendo no Maranhão.

José Ataíde aproveitou a oportunidade e convidou o parlamentar para participar do IV Fórum Estadual Contra a Febre Aftosa do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa), que será realizado nesta quinta-feira (22), das 14h às 18h, e transmitido oficialmente pelos canais do governo do Maranhão.

O evento virtual será realizado com o apoio do Fundepec-MA. Na programação consta a palestra do diretor da entidade, Osvaldo Serra, que falará sobre a importância da parceria do serviço veterinário oficial e o setor privado para a agropecuária.

Durante a reunião foi solicitado o apoio do deputado Carlinhos Florêncio nas ações do Fundepec-MA e foi lembrado que na região do Médio Mearim a entidade apoiou ações de vacinação contra a brucelose e a implantação do Programa de Melhoramento Genético (PMGG).

O deputado ressaltou que é preciso incluir o combate a outras doenças que prejudicam o desenvolvimento da pecuária maranhense, e citou como exemplo o aborto causado por doenças reprodutivas que não são decorrentes da brucelose.

Na região de Bacabal, nos anos de 2018 e 2019, foram vacinados cerca de 1.350 animais fêmeas em aproximadamente 100 propriedades durante a campanha de vacinação contra a brucelose, apoiada pelo Fundepec-MA e realizada pelo Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), com a parceria de órgãos públicos, como a Aged-MA e outras entidades.

O apoio às campanhas de vacinação faz parte dos projetos finalísticos do Fundepec-MA que constam no planejamento estratégico, neste caso o FUNDEPEC BTRB, que é o apoio às Campanhas de Vacinação e Controle das Enfermidades Brucelose, Tuberculose e Raiva em Bovinos e Bubalinos.

Como ação também inserida no planejamento estratégico do Fundepec-MA, mais especificamente no Projeto de Inovação Tecnológica, o PMGG (Programa Genético de Girolando), desenvolvido também pelo Inagro e seus parceiros, beneficiou 12 propriedades colaboradoras na região.

Na região do Médio Mearim foram aplicadas 1.327 doses de sêmen que resultou em 346 nascimentos confirmados. A inseminação foi feita com sêmen de touros de alta linhagem em fêmeas da raça girolando da região.

Marco Aurélio lembrou da necessidade de se implantar na região, dentro desta ação do Fundepec de apoio ao desenvolvimento de pesquisa técnico- científico e difusão de tecnologias da pecuária maranhense, o sistema de Integração Lavoura, Pecuária Floresta (ILPF), que já vem sendo realizado em Poção de Pedras pela Embrapa Cocais e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

José Ataíde destacou também o apoio do Fundepec-MA por meio do pagamento de matrículas  de profissionais para participar dos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Defesa Sanitária Animal, realizado pela Uema, que já contemplou mais de 30 profissionais da Aged e outras instituições e que já apresentaram pesquisas de interesse da pecuária maranhense. “Também apoiamos as principais feiras e exposições agropecuárias do Maranhão, como a de Bacabal, realizada em junho de 2019, e que este ano não foi possível acontecer por conta da pandemia”, afirmou ele.

Hilton Sousa e Ricardo Ataíde, membros da Egepe – Equipe Gestora Estadual do Planejamento Estratégico que dá suporte às ações do PNEFA no Maranhão, representantes, respectivamente, da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e do Fundepec-MA convidaram o deputado para articular uma reunião da equipe com todos os deputados maranhenses, pois o envolvimento da classe política é uma das metas a serem cumpridas pelo Plano para o alcance do status de Zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Carlinhos Florêncio agradeceu o convite e  sugeriu que esta reunião aconteça após as eleições municipais.

Crédito: Ascom/Fundepec