Presidente da Faema participa do encerramento da Expocodó

 Raimundo Coelho destaca o papel do sistema Faema/Senar para o setor rural.
Raimundo Coelho destaca o papel do sistema Faema/Senar para o setor rural.

Encerrada neste sábado, (6), com a presença do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA, Raimundo Coelho e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Almir Sampaio, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Peritoró, Severino Moura e do presidente da Associação dos Criadores de Codó, (Acrivi), Iêdo Oliveira  e demais convidados – a 44ª Expocodó, (Exposição Agropecuária do Vale do Itapecuru).

Instrutora  do Senar,  Ana Joaquina encerra curso de Derivados do Leite em Codó.
Instrutora  do Senar,  Ana Joaquina encerra curso de Derivados do Leite em Codó.

O ponto alto da exposição ocorreu durante  degustação de produtos da oficina de Derivados do Leite, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), tendo à frente a instrutora Ana Joaquina da Silva Neta que durante  quatro dias orientou doze produtoras rurais quanto à produção de itens decorrentes do leite.

De acordo com Iêdo Oliveira, visitaram o  Parque Walter Zaidan, (local da exposição),  cerca de 40 mil pessoas em busca de diversão ou para conhecer e adquirir produtos expostos, em especial caprinos, ovinos, bovinos e equinos, máquinas agrícolas, móveis rústicos para fazendas e casas rurais, floricultura dentre outros.

Produtos derivados do leite - curso promovido pelo Senar.
Produtos derivados do leite – curso promovido pelo Senar.

Segundo ele, houve ainda aqueles que participaram de cursos de Piscicultura, Caprinos e ovinos e Derivados do Leite, ministrados pela equipe do Senar que também expôs na ocasião a minifábrica de farinha  de mandioca no estande do sistema Faema/Senar atraindo dezenas de pessoas pela sua peculiaridade.

Participantes da Oficina de Derivados de Leite.
Participantes da Oficina de Derivados de Leite.

Oliveira como organizador, considera  o evento uma excelente oportunidade de negócios para os produtores rurais, visitantes e comerciantes de modo geral. Destaca a importância da capacitação pelos produtores rurais no estande do Senar e disse ser este um grande momento para aqueles que precisam levar para suas propriedades mais conhecimento acerca de suas atividades.

“Os produtores rurais da região precisam se capacitar e o sistema Faema/Senar veio com este propósito: levar informações para aqueles que já trabalham no campo, mas também reforçar o papel da feira que é fomentar negócios para a os participantes”, destacou ele.