Parceria Senar/Sebrae lança Programa Sertão Empreendedor em Chapadinha

Foi lançado no município de Chapadinha-MA, distante 245 quilômetros de São Luís, o Programa Sertão Empreendedor – Um novo tempo para o semiárido.  O Programa é uma parceria Senar/Sebrae, prefeituras e sindicatos rurais dos doze municípios selecionados para atuação. O encontro de lançamento aconteceu no auditório do Sindicato rural de Chapadinha.

O programa tem o objetivo de promover à competitividade e susLan+ºamento Programa Sert+úo Empreendedor 04tentabilidade dos empreendedores rurais no semiárido brasileiro através do fomento a inovação, empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

O maranhão possui 46 municípios com características de semiárido. Mas, oficialmente está fora do semiárido. O programa traz um aprendizado da prevenção para que produtores rurais não deixem de produzir durante a estiagem. Pequenos produtores, trabalhadores rurais, familiares e colaboradores constituem o público do projeto.

“A região do Baixo Parnaíba vai ter a maior fatia desse trabalho, quando temos o poder público municipal apoiando, como é o caso de Chapadinha, a chance de conseguir bons resultados é muito ampla,” disse o superintendente do Senar-Ma Luiz Figueiredo.

“Acreditamos que se existem as tecnologias para o semiárido o fato é que elas precisam sair das prateleiras para entrar no campo, então, o foco do programa é o pequeno produtor rural do semiárido de modo que ele venha ganhar dinheiro mesmo com a seca”,  disse o Executor Nacional do Programa, Joaci Medeiros.

O Programa vai beneficiar vinte produtores rurais de cada município inclusive da região do Baixo Parnaíba, onde serão acompanhados durante quatro anos com assistência técnica privada.

No encontro de alinhamento ficou decidido que cada município irá agendar uma data para realização de palestras de sensibilização pela equipe do programa junto aos produtores e para decidir sobre a cadeia produtiva que será trabalhada.

Para a gerente do Sebrae/Chapadinha, Larissa Leite, essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da região, “O Sebrae e o Senar estão trazendo alternativas de convivência para o semiárido, com o apoio das prefeituras e sindicatos rurais”,afirmou.

O programa foi lançado na Paraíba em maio do ano passado e os resultados estão sendo positivos. Um dos requisitos para a seleção dos municípios ao programa é a presença do sindicato rural somado ao interesse dos gestores municipais.

Na oportunidade a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, celebrou a parceria junto ao Senar e Sebrae com a assinatura do protocolo de intenções para implantação do programa no município.

Estiveram presentes a prefeita  Ducilene Belezinha, o secretário municipal de Agricultura, Carlo Borromeu, o presidente do Sindicato Rural de Chapadinha, José Luzia, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o executor do Programa Senar/ Nacional, Joaci Medeiros, a gerente do Sebrae regional, Larissa Leite,  presidentes de sindicatos rurais e secretários de agricultura de São Benedito do Rio Preto, Buriti de Inácia Vaz, Santa Quitéria, Codó, Brejo, Magalhães de Almeida e São Bernardo.

Foto: Luiz Figueiredo destacou a importância do Sertão Empreendedor