Menu fechado

Oficina de Derivados do leite  do Senar é destaque na  Agrobalsas

Print Friendly, PDF & Email

 

Instrutora realiza Oficinas  no estande do Senar e atrai dezenas de produtoras rurais de comunidades próximas à Fazenda Sol Nascente

 

Raimundo Coelho fala da importância da participação da Faema e do Senar na Agrobalsas.
Raimundo Coelho fala da importância da participação da Faema e do Senar na Agrobalsas.
28_06a
Raimundo Coelho e Luiz Figueiredo visitam Oficina de Derivados do Leite na Agrobalsas.

Dezenas de produtoras rurais de Balsas, participaram esta semana, de Oficinas de Derivados do Leite realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem   Rural, (Senar), durante a 16ª edição da Feira Agrotecnológica de Balsas, (Agrobalsas).

As Oficinas foram ministradas no estande da instituição durante os quatro dias em que ocorreu a Feira, que encerrou neste final e semana com a participação de diversos representantes do setor agropecuário do Maranhão, com destaque para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho, superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, presidente eleito do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Jorge Vieira Salib, Presidente da Aprosoja, Isaías Soldatelli, da  superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, (Fapcen),  Gisele Introvini, do presidente da Fapcen, José Antônio Gorgen  e do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, (Sagrima), Márcio Honaiser.

Ana Joaquina, do Senar ministra Oficina às produtoras de Balsas.
Ana Joaquina, do Senar ministra Oficina às produtoras de Balsas.

As oficinas ocorreram no estande da instituição com a instrutoria de Ana Joaquina da Silva Neta que utilizou matéria-prima do leite  produzindo doces e salgados, pães e biscoitos dentre outros. Todos acessíveis à  comunidade de São Cardoso, parte da cidade de onde vieram as participantes. A produção foi elogiada, degustada  pelos presentes com recomendação para a realização em outras oportunidades.

“A Agrobalsas é uma das nossas principais eventos tecnológicos que temos aqui no estado e como tal, traz aos interessados, incluindo, produtores, empresários e comerciantes de modo geral – animais,  palestras sobre o agronegócio e técnicas modernas do setor agropecuário e suprimentos agrícolas, além de atrações culturais e a troca de experiências entre  expositores e  visitantes”, disse Raimundo Coelho, destacando que a Oficina de derivados do leite teve a  proposta de capacitar as produtoras rurais da área de abrangência da fazenda Sol Nascente, local da Agrobalsas, com a prática da produção de diversos produtos derivados do leite visando incrementar a renda e ajudar na qualidade das pessoas da comunidade.

Para a instrutora Ana Joaquina é um grande prazer poder contribuir com a comunidade. “Sinto-me muito bem participando da equipe do Senar que tem o objetivo de qualificar produtores rurais a adquirir qualidade de vida e renda”, disse ela.

Luiza da Conceição é casada e tem filhos. Mora no povoado São Cardoso a 10 quilômetros da Fazenda Sol Nascente. Ela conta que se programou para participar da Oficina desde que ficou sabendo por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas. “O curso só tem a  enriquecer o que a gente sabe um pouco. Com o que aprendi vou investir para ajudar na renda de casa”, frisou, ao lembrar  a importância do Senar na vida dos produtores rurais.