O Código Florestal Brasileiro foi discutido na 8ª Exposição Agropecuária de Bacabal

As novas regras do Código Florestal Brasileiro, com abordagem sobre os impactos no Bioma Amazônia, foi o tema da palestra do assessor da CNA, João Carlos de Carli, durante a 8ª Exposição Agropecuária de Bacabal, no Médio Mearim, realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e Sindicato Rural (Sirba). No início deste mês o tema foi debatido também na 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

bacabal02Com uma expressiva presença de lideranças e produtores rurais, autoridades ligadas ao setor produtivo rural e políticos, a palestra abordou temas atuais sobre o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff há mais de um ano e já está em vigência. Porém, alguns pontos ainda aguardam regulamentação por meio de decreto, como por exemplo, a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De acordo com o palestrante, o novo Código Florestal determina que, passados dois anos de sua aprovação, todos os produtores rurais brasileiros terão, obrigatoriamente, de ser incluídos no CAR. Por meio desse Cadastro os imóveis serão certificados, ajudando a corrigir os passivos ambientais das propriedades e dando condições para uma produção sustentável. Outros assuntos foram debatidos como a recuperação das áreas de Preservação Permanente (APP), compensação das Reservas Legais e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O vice-presidente da Faema e secretário adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho, voltou afirmar que o Estado deve elaborar o seu código florestal, adaptando a realidade do Maranhão às novas regras, a exemplo de outros estados. “O governo está providenciando o Macrozoneamento Ecológico Econômico e também o Zoneamento Ecológico, que irão facilitar bastante na elaboração do código estadual”, informou.

bacabal03

O Município de Bacabal é um dos 102 municípios maranhenses localizados no Bioma Amazônia.

O evento, uma das atrações da Exposição Agropecuária de Bacabal, encerrada neste domingo (28), contou com as presenças dos presidentes do Sirba, Pedro Lustosa e do sindicato rural de Peritoró, Severino Moura; dos representantes da Faema, César Viana, Emerson Galvão, Luiz Figueiredo e Carlos Feitosa; do deputado estadual, Carlinhos Florêncio: do prefeito do município Bom Lugar, Sérgio Miranda; do gerente do Banco do Brasil, José Mariano; representantes de instituições governamentais Aged, Agerp, secretários municipais e vereadores.