Mulheres rurais de Monção são atendidas pelo ‘Útero é Vida’ do Senar

Mulheres rurais em atendimento  durante programa ‘Útero é Vida’, no município de Monção.
Mulheres rurais em atendimento  durante programa ‘Útero é Vida’, no município de Monção.

Diversos serviços de saúde foram empreendidos   no povoado Pequizeiro, em Monção, esta semana, durante a execução do programa ‘Útero é Vida’, do Senar  voltado às mulheres rurais que possuem vida sexualmente ativa.

Esta ação  é responsável pela   realização do exame preventivo do colo de útero, mas também alia outros atendimentos  essenciais, tanto às mulheres, quanto aos seus filhos. Nesta edição que contou com o apoio da prefeitura local, elas foram ofertadas: teste de glicemia, corte de cabelo com entrega de kit de higiene e limpeza.

Corte de cabelo e entrega de produtos de higiene e limpeza na ação de saúde do Senar.
Corte de cabelo e entrega de produtos de higiene e limpeza na ação de saúde do Senar.

Às crianças foram feitos serviços de  aplicação de vacinas e de flúor. Também na ocasião, foram  atualizados  cartões do programa Bolsa Família do governo federal.

Destacou-se ainda, a realização de diversas brincadeiras alusivas ao Dia das Crianças e  distribuição de  lanches. Pais e filhos também foram orientados na ocasião, por intermédio de palestras, quanto à saúde bucal e a prevenção do câncer de útero. Tudo feito por  profissionais capacitados, disponibilizados pela prefeitura de Monção.

Para a coordenadora do Programa de Formação Profissional Rural, (FPR) e Promoção Social, (PS), Yolanda Gomes, o projeto ‘Útero é Vida’ tem se consolidado nos municípios maranhenses, haja vista a sua função social junto ás mulheres do campo.

“O programa tem a finalidade de atender às mulheres que moram em locais pouco acessíveis e que não detém conhecimento da importância do exame papanicolau, fundamental para o gênero feminino”, disse ela destacando a iniciativa do Senar junto às produtoras rurais.