Mobilizadores são treinados para atenderem produtores rurais no campo

 

Superintendente do Senar, Luiz Figueiredo abre o evento sob o olhar dos técnicos participantes.
Superintendente do Senar, Luiz Figueiredo abre o evento sob o olhar dos técnicos participantes.

Cerca de vinte técnicos são capacitados esta semana pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), para atuarem como mobilizadores em seus municípios de origem. O curso ‘Formação Profissional para   mobilizadores’, tem o objetivo de estimular produtores rurais de variadas comunidades a fim de que participem  dos treinamentos promovidos regularmente por esta entidade seguindo as diretrizes  do Senar, com orientações  sobre formação para este segmento.

De acordo com os gestores do Senar, o mobilizador é  a figura responsável  pela escolha do público e a seleção dos alunos. Ele é a pessoa que , indica ao Senar as demandas necessárias para  cada município ou região, ou seja, ele é um canal de comunicação permanente  junto ao Senar, e fundamental  para o desenvolvimento da produção rural em todo o Maranhão.

Os mobilizadores estão ligados diretamente ao sindicato rural da sua cidade, mas também às secretarias de agricultura, associações, sindicato dos trabalhadores, órgãos do governo e  bancos oficiais.

Este ano, já  ocorreram  dois cursos para este tipo de profissional. Com a iniciativa, o Senar espera  um bom desenvolvimento dos pequenos produtores a partir de sua participação em cursos que estejam de acordo com a aptidão de cada região ou comunidade.

“Esperamos que este instrumento sirva como elemento para formação de opinião de nossos produtores rurais, e que a partir de sua participação nos cursos, haja significativa  melhoria da qualidade de vida, no setor onde moram”, disse a coordenadora de Treinamentos de FPR e OS, do Senar, Yolanda Gomes de Oliveira Batista.