Lideranças institucionais e comunitárias de Matinha participam da solenidade de certificação do Senar/Sebrae

 

Produtores rurais capacitados pelo Senar e Sebrae.

Cerca de 80 pessoas de diversos povoados ligados a município de Matinha, na Baixada Ocidental Maranhense, receberam a certificação do curso Negócio Certo Rural – NCR (6 turmas) e de outros cursos específicos como: avicultura básica, olericultura básica e de folhosas, operador de máquinas e tratores agrícolas, agricultura orgânica, piscicultura, educação ambiental e derivados do leite. Todos eles foram oferecidos aos matinhenses no ano passado, envolvendo parceria entre a prefeitura municipal e entidades do setor rural.

A solenidade de entrega ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matinha, com a presença da prefeita, Linielda Nunes Cunha, do presidente da Câmara Municipal, José Orlando, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viana, Edvaldo Amorim Filho e do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Participaram também lideranças políticas e sindicais da região, dentre eles, destacam-se: D. Valentina – representante do povoado Santa Rita, representantes de Associações de Piscicultores e gestores da Associação dos Moradores de Cajá.

A iniciativa do evento foi da prefeitura local e do Salão do Empreendedor do Sebrae em Matinha com a participação efetiva das representantes do Sebrae, que marcaram a presença da Regional de Santa Inês, na ocasião.

Luiz Figueiredo entrega certificado á produtora durante evento.

Luiz Figueirêdo lembra que a parceria entre o Senar e Sebrae vem sendo marcada por ações importantes como essa, onde as referidas comunidades, foram contempladas com o Programa NCR, criando novas oportunidades para que os pequenos negócios rurais floresçam, gerando mais postos de trabalho com melhorias na renda familiar.

“O trabalho que foi feito pelo Senar, há anos no povoado de Itans, mostra agora resultados marcantes no campo da piscicultura e com o apoio de lideranças como Cibalena e outros, agora dá bons resultados”, disse ele.

Já Edvaldo Amorim Filho, liderança sindical de Viana, disse que a realização dos cursos nas comunidades de Matinha teve como principal objetivo o fortalecimento e desenvolvimento da produção local, através da disseminação do conhecimento técnico e da cultura empreendedora.

“O Sindicato dos Produtores Rurais de Viana, agradece o incentivo do Senar e a atenção dispensada no atendimento das necessidades da região”, evidenciou ele.

A prefeita Linielda Cunha avaliou as ações do Senar e do Sebrae, destacando a importância do trabalho de ambas as entidades do sistema ‘S’, como de grande e fundamental importância para as pessoas do meio rural de Matinha.

“Agradeço ao gestor do Senar a maneira diferenciada como o município é tratado pela instituição”, disse, referendando como marco diferenciais no crescimento da renda do município, proveniente das explorações agrossilvipastoris.