Lançamento do Plano Safra na Faema reúne dirigentes de instituições do setor rural

Participantes do lançamento do Plano Safra na sede do sistema Faema/Senar.

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) foi palco esta semana do lançamento do Plano Safra 2019/2020, pela superintendência do Banco do Brasil no estado do Maranhão.

A equipe do BB, capitaneada pelo superintendente Alison Aguiar, foi recebida pelo presidente do sistema Faema/Senar e do Sebrae, Raimundo Coelho, juntamente com a sua diretoria e colaboradores em um encontro que reuniu gestores de órgãos públicos e privados, que atuam no setor agropecuário maranhense.

Estavam presentes, os representantes do Governo do Estado (Sagrima/Saf, Agerp/Aged/Iterma), Embrapa, Famem, Conab, Mapa, Senar, Secretários Municipais de Agricultura de vários municípios maranhenses, presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais afiliados à Faema, produtores rurais, técnicos e convidados de todo o Maranhão.

A abertura da cerimônia contou com a participação de gestores ligados aos governos municipais, estaduais e federais, onde foram destacadas políticas de incentivo ao produtor rural em todas as instâncias do país.

Mesa formada por autoridades do setor rural maranhense.

Raimundo Coelho destacou os trabalhos desenvolvidos pelo sistema Faema/Senar em favor do setor rural maranhense, em especial o programa de assistência técnica e gerencial (ATeG), voltados para criar dinâmica e melhorar o desempenho da propriedade, por meio da aplicação de tecnologias modernas apropriadas e assistência técnica ao produtor rural.

O ponto alto do evento foi a palestra realizada por Aguiar, onde foram revelados os resultados propostos pelo Plano Safra 2018/2019, quando na ocasião, o governo federal se predispôs desembolsar mais de 225 bilhões de crédito para atender a produção agropecuária nacional. Em seguida, o superintendente mostrou aos presentes todo o Plano que contempla, os pequenos, médios e grandes produtores rurais, tratados, prioritariamente, num só pacote.

Aguiar traçou um parâmetro entre o Plano Safra anterior e este ora lançado e avaliou de forma positiva os resultados das aplicações do crédito rural feitas pelo homem do campo.

“Nós avaliamos de forma positiva, porque o Banco do Brasil tem se colocado como principal parceiro do produtor rural e tem buscado cada vez mais essa parceria, com proximidade, com apoio técnico e disponibilidade de recursos e sofisticação em termos de tecnologia”; disse, se referindo ao uso e aplicativo dos recursos, de forma cômoda e fácil pelo produtor rural, ao tempo que ressaltou a parceria com a Faema.

Alison Aguiar, do Banco do Brasil, fala das vantagens do Plano Safra aos produtores rurais.

“O presidente Raimundo Coelho tem se mostrado bem próximo ao produtor. Tem trazido frequentemente o Banco do Brasil para as discussões. Temos conversado, inclusive, sobre novas atividades, sobre alguns melhoramentos genéticos no rebanho do pequeno produtor. E, nesse contexto, a gente observa um apoio irrestrito da Faema, fortalecendo essa parceria que tem tudo para dar certo”, salientou o executivo.

Endossando a fala de Aguiar, o presidente da Faema Raimundo Coelho, lembrou da parceria estabelecida entre as duas instituições para reforçar investimentos no setor agropecuário do Estado.

“Estamos conversando com o BB para viabilizar a possibilidade da gente selecionar aqueles produtores rurais dentro das cadeias produtivas mais importantes do estado, para que possamos por meio da assistência técnica e gerencial (ATeG) prestada pelo Senar, acompanhar esses produtores. Essa ação, junto com o Banco do Brasil, apoiada pela Faema, vai dar uma segurança bem maior para que o produtor rural tenha sucesso em suas atividades”, afirmou ele.