Jovens capacitados pelo Senar são contratados por empresa parceira

Abertura da turma matutino

Por meio do programa Aprendizagem Rural  do Senar (Jovem Aprendiz Rural), mais de 30 jovens acabam de receber certificados de conclusão e estão aptos ao emprego. A solenidade de entrega ocorreu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, esta semana, com a presença do Superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, da Coordenadora de Educação Formal do Senar, Yolanda Gomes, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Daniel Lech e dos representantes da SLC Agrícola, Patrício Tavares e Manuel Machado.

O curso é fruto de uma parceria entre o Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas – Sindibalsas, e as empresas SLC Agrícola e Notaro Alimentos, que têm se destacado no programa com vistas a  capacitar jovens do meio rural, preparando-os para o mercado de trabalho.

Entrega de certificados

O programa tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097/2000.

Com duração de um ano, o curso é dividido em três etapas: Núcleo Básico, Específico e Prática Profissional, levando o slogan do Senar, “aprender a fazer fazendo”.

Contratação

Durante os 12 meses de treinamento, sete jovens se destacaram e alcançaram uma nova etapa, a contratação. Ana Vitória Rocha é uma das que galgou o último patamar do processo. Logo após o encerramento do curso, foi admitida como auxiliar de manutenção pela SLC Agrícola.

Abertura da turma vespertino

“Eu diria que sou parte de telemetria da manutenção. Estou à frente das tecnologias que tem na manutenção, tais como: monitoramento de máquinas agrícolas, monitoramento dos mecânicos, acompanhamento do rendimento dos mesmos, controle de combustível e suporte aos mecânicos nos treinamentos da John Deere”, confirma Ana, feliz com o resultado.

A dica de Ana Rocha para os futuros participantes se resume apenas em uma palavra: Dedicação. “Me dediquei ao máximo nas aulas teóricas, foi uma experiência muito boa para a minha carreira profissional, foi a minha primeira oportunidade de emprego, e eu pude agarrar”, declara.

Se depender da nova aluna, Mariele Lima, todos os desafios serão atendidos com excelência, pois garante que está determinada a aprender muito e alcançar todos os objetivos.

De acordo com Patrício Tavares, da empresa parceira, quando um ciclo se encerra, novos começam, e foi assim com o programa que teve continuidade com a abertura de duas novas turmas.

“Para esses novos alunos, esperamos muita motivação, curiosidade e ambição. Que eles aproveitem e absorvam o máximo de conhecimento que eles puderem”, destaca.

Davi Sousa, coordenador de RH da SLC Agrícola, ressalta a parceria com o Senar para a qualificação dos jovens rurais de Balsas. “A nossa parceria já vem durando cinco anos com o programa de Aprendizagem Rural, esta é a terceira turma que finaliza, abrindo agora a quarta, que iniciou no último dia 07. E quando eles se formam, a gente tem aquele sentimento de que nós, enquanto empresa, podemos contribuir com o desenvolvimento da carreira deles”, afirmou ele.

No entendimento  do Superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, esse programa de inclusão do jovem rural no primeiro emprego, na forma de capacitação técnica e preparo para o mercado de trabalho, permite aos participantes experimentarem além do conhecimento diferenciado, o exercício das atividades cotidianas dentro da empresa como funcionário.

“É um programa fundamental para abrir as portas desse mercado tão seletivo e competitivo”, afirmou o gestor.