Instrutores e mobilizadores do Senar são treinados para atenderem produtores rurais

Para dar início às atividades de 2019, o Senar promoveu nos meses de janeiro e fevereiro, treinamento instrutores e mobilizadores que participam de ações ao longo do ano, nas mais diversas regiões do estado.

O primeiro deles envolveu os instrutores que atendem diretamente o produtor rural por meio de teoria e prática a comunidade, conforme o lema aplicado pela entidade – “aprendendo a fazer, fazendo”.

O objetivo do I Encontro de Instrutores, foi nivelar os planos instrucionais e apresentar o Manual de Boas Práticas do instrutor. O nivelamento foi dividido em três etapas ou encontros. O primeiro deles reuniu equipe que atua diretamente na agricultura, já a segunda, na pecuária e por último, profissionais que trabalham no programa Rede E-Tec.

Os agentes mobilizadores ligados aos Sindicatos de Produtores Rurais, afiliados à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), também foram treinados. Neste, foi apresentado e discutido o Manual de Orientação aos Mobilizadores e entidades parceiras.

Na oportunidade, o grupo teve acesso ao programa Senar nas Nuvens, cuja função principal é habilitá-los e incluir as suas demandas no planejamento do ano seguinte (2010), que é o Plano Anual de Atividade (PAT). Vinte e duas pessoas participaram do processo.

De acordo com o gerente técnico do Senar, Carlos Antônio de Sá Feitosa, estes treinamentos consolidam o trabalho da entidade no sentido de preparar os profissionais que atuam na base com o segmento fim, que é o produtor rural.

“O Senar tem a preocupação de bem atender ao setor produtivo rural, capacitando o produtor para que ele venha a encarar o mercado de trabalho com confiança e credibilidade. Por isso, a nossa preocupação de preparar os seus instrutores, mobilizadores e afins”, destaca ele.