Inscrições para capacitação do ABC Cerrado seguem abertas

 

Os produtores rurais que queiram se habilitar, podem acessar o site do Senar-MA, ou Senar Brasil.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), mantêm abertas as inscrições  para os cursos do projeto ABC Cerrado, que disseminam práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

As tecnologias incentivadas pelo projeto são:  Sistema Plantio Direto,  Florestas Plantadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, (ILPF), e  Recuperação de Pastagens Degradadas.

Os cursos, totalmente gratuitos, têm carga horária de 56 horas, dividida em módulos, sendo o público-alvo, pessoas maiores de 18 anos, que possuam ensino fundamental completo,  que tenham propriedade  de 4 a 70 módulos fiscais, que morem no  município dentro do bioma cerrado,  que seja produtor rural, parente de produtor rural ou responsável técnico de uma propriedade e finalmente,  que tenham Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, (CCIR), ou Cadastro do Imóvel Rural na Receita Federal (CAFIR),  ou  ainda, Inscrição Estadual (IE).

Para participar, o produtor não necessita se ausentar de sua propriedade por um longo período. Além disso, ao se inscrever, o participante receberá  materiais instrucionais, como: cartilhas específicas, camisas e outros essenciais. A  realização dos cursos se dará em locais estratégicos para facilitar o acesso ao produtor rural.

ABC

As tecnologias  do ABC são sustentáveis, ambientalmente corretas, economicamente viáveis  e possuem linhas de crédito específicas para aqueles que adotarem as tecnologias preconizadas no projeto.

Os cursos deverão ter no máximo  20 produtores, e seus “mobilizadores” deverão fazer a pré-inscrição de 25 participantes para cada turma. Destes,  serão selecionados vinte, sendo aceitas mais de uma inscrição por propriedade. Dentre os produtores habilitados, serão selecionadas 400 propriedades para etapa de Assistência Técnica.

 

As inscrições podem ser feitas no sindicato dos produtores rurais de sua cidade, na sede  e no site do Senar-MA.

Para maiores informações, acessar o site: www.senar-ma.org.br , ou ligar para 3232 4452 e falar com o setor responsável pelo projeto no Maranhão.