Governador visita estande do sistema Faema/Senar na Agritec e propõe parceria

Governador Flávio Dino e comitiva visitam estande do sistema Faema/Senar
Governador Flávio Dino e comitiva visitam estande do sistema Faema/Senar

O sistema Faema/Senar teve a sua participação ativa em todas as Feiras de Agrotecnologias e Agricultura Familiar, (Agritec), realizadas este ano pelo Governo do Estado e parceiros nas diversas cidades maranhenses. Esta edição, cuja sede foi o município de Bacabal – o governador Flávio Dino, logo depois de anunciar investimentos para créditos fundiários, ao lado do secretário nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, do presidente da Faema, Raimundo Coelho, secretários estaduais, prefeitos, produtores rurais, empresários e demais convidados – visitou o estande da Federação e do Senar.

Na ocasião, o governador e comitiva conheceram as oficinas de mandioca em tapioca e farinha e de cana em cachaça orgânica. No local, ele manifestou interesse em fortalecer a cadeia produtiva da mandioca estimulando a produção e a agroindústria. Na proposta do governador, o Senar garante a capacitação tecnológica aos mandiocultores, enquanto o governo ofertará, conforme a necessidade, as fabriquetas aos produtores rurais.

“Enquanto visitava o espaço do sistema Faema/Senar, o governador convocou pessoalmente o secretário de Agricultura Familiar, (SAF), Adelmo Soares para que juntamente com o Senar fosse articulada a aquisição de minifábricas para a produção de farinha”, destacou o presidente da Faema, Raimundo Coelho.

Agritec 2015

As feiras agrotecnológicas permitem que os agricultores familiares conheçam, por meio de vitrines, oficinas, workshops e palestras, tecnologias simples e de baixo custo para melhorar a produção e gerar mais renda e desenvolvimento nos seus territórios.

Em Bacabal, o sistema Faema/Senar apostou na capacitação de produtores regionais com o curso de piscicultura ministrado pelo engenheiro de pesca e presidente do sindicato de Caxias, Benedito Moura. Como registro de quase quinhentas visitações, o sistema Faema/Senar se fortaleceu mais uma vez com espaço específico, voltado aos produtores rurais e visitantes.