Gestores do sistema Faema/Senar participam do lançamento de nova variedade de arroz

Equipe do sistema Faema/Senar no evento de lançamento da nova variedade de arroz BRS Catiana.
Equipe do sistema Faema/Senar no evento de lançamento da nova variedade de arroz BRS Catiana.

O sistema Faema/Senar, por meio de sua equipe formada pelo presidente, Raimundo Coelho, do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, do gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar,  (ATeG), Epitácio Rocha, do assessor jurídico da Faema, Emerson Macêdo e do assessor técnico da Faema, César Viana – participou  nesta sexta, (20),  do dia de campo promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), que lançou uma nova variedade de arroz irrigado indicada para o solo maranhense, a BRS Catiana.

 Arroz BRS Catiana cultivado em Arari.
Arroz BRS Catiana cultivado em Arari.

Além dos gestores do sistema Faema/Senar, também foi convidado para participar do evento, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca-(Sagrima), Márcio Honaiser. Estava  presente ainda o prefeito de Arari, Djalma Melo, técnicos de órgãos da área produtiva do estado, pesquisadores, estudantes, professores universitários, produtores rurais e convidados.

A programação constou de visitação à Estação Experimental da Embrapa Cocais, em Arari, quando foi apresentado a nova cultivar de alta produtividade, que produz grãos do tipo longo fino, bastante apreciada pelos consumidores dos centros urbanos e de fácil cozimento.

Para o titular da  Faema, Raimundo Coelho, a instituição deve estar presente em todos os eventos que tratam de inovação tecnológica porque interessa ao público beneficiários ou seja, os  produtores rurais.

“Essa variedade de arroz lançada em Arari foi trabalhada para se adaptar às condições da baixada maranhense, onde tem solos inundados. É uma semente apropriada para irrigação. Por isso,  nós da Faema, por meio do Senar somos parceiros do Governo e Embrapa e podemos  com isso, fazer a difusão dessa tecnologia em meio aos  produtores que queiram produzir sementes deste tipo de variedade”, ressaltou Coelho.

O chefe geral da  Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, destacou a importância  da nova variedade, material genético  lançado no Maranhão com grande propriedade que revolucionará a produção no estado.

“Tem alta produtividade e apresenta uma excelente qualidade no grão de arroz e leva menos tempo para comer”, disse ele destacando a importância da parceria com a Faema, Governo do Estado, prefeituras municipais, instituições de ensino e pesquisa dentre outros, que para ele, é fundamental.