Fundepec e representantes da região do Médio Mearim discutem fortalecimento da produção leiteira.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), José Ataíde, esteve reunido ontem (01) com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Esperantinópolis, Poção de Pedras e Região, Emerson Macedo, para discutir o fortalecimento da produção leiteira na região do Médio Mearim. O encontro também contou com a presença dos secretários de Agricultura de Poção de Pedras, Marli Holanda, e de São Raimundo do Doca Bezerra, Gilson Uchoa, do zootecnista Marcelo Soares, do comandante do Grupo de Bombeiros Mirim de Esperantinópolis, Oliveira e do consultor do Fundepec, Ricardo Ataíde.

Na oportunidade eles falaram da implantação do Programa de Inseminação Artificial Bovina – PROCRIAR e do Projeto de Melhoramento Genético do Girolando – PMGG nos municípios da região.

O Procriar utiliza o sêmen de reprodutores Girolando superiores geneticamente em matrizes leiteiras do pequeno produtor e produtor familiar através da técnica de Inseminação Artificial, aumentando a produção e produtividade leiteira.

O PMGG promove o melhoramento genético pelo método de inseminação artificial em plantel girolando no Estado através da utilização de sêmen de reprodutores que estejam em Testes de Progênie.

Os dois programas já estão sendo implantados com resultados significativos em alguns municípios maranhenses, inclusive alguns deles na região do Médio Mearim. As ações são executadas por meio de uma parceria entre o Fundepec-MA, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Para José Ataíde, a implantação destes programas é fundamental para a pecuária maranhense, além de ser uma oportunidade para que os produtores possam melhorar seus rebanhos.

Emerson Macedo ressaltou a parceria dos sindicatos com o Fundepec-MA. “Esta é uma parceria estratégica e é preciso que os produtores rurais se informem das ações que o Fundepec desenvolve, como por exemplo, a vacinação contra a brucelose, que é uma ação apoiada pelo Fundo”, afirmou o presidente do Sindicato.

Fonte: Vitoria Castro