Feira Agropecuária de Grajaú destaca Dia de Campo com palestras voltadas para a saúde animal

Treinandos do curso de drone, durante a Exposição de Grajaú

O sistema Faema/Senar realizou em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Grajaú e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – Aged –  Dia de Campo com o tema voltado para a saúde animal.

A médica veterinária e técnica de campo do Senar, Krislanne Prado, ministrou palestra sobre “alimentação de equinos: mitos e verdades”, um assunto em debate atualmente na região sul do estado, em função do desencadeamento da síndrome cólica equina, que tem levado centenas de animais à morte.

Outro que participou da ação, foi o doutor em zootecnia e também técnico de campo, Clésio Santos Costa, que destacou o trabalho do Senar dentro do programa Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), responsável por atender atualmente quatro mil duzentos e setenta e uma propriedades no estado, dentro dos programas Agronordeste, Sindicato Forte e Fip Paisagens.

A iniciativa integrou a programação da 43ª Exposição Agropecuária de Grajaú – Expoagra, realizada pela Associação dos Criadores do Município de Grajaú – Ascigra, em parceria com o sistema Faema/Senar, sindicato rural e outros parceiros. Além desta ação, o Senar levou para a Feira, os treinamentos em operação e manutenção de tratores agrícolas, drone e irrigação, além da palestra sobre suplementação alimentar de bovinos de corte e pasto.

Abertura do Dia de Campo que ocorreu durante a Exposição

O estande institucional foi montado no parque de exposições Zezé Santos para apresentar as ações da Faema e do Senar. Foram expostas as oficinas de cachaça e de farinha de mandioca, ambas com instrutoras especializadas no assunto, para atender ao público de modo geral. Com esse movimento, o Senar reforça o compromisso de levar conhecimento e tecnologia ao homem do campo, especialmente nas feiras e exposições realizadas nas diversas regiões do estado.

Curso prático de Irrigação com o instrutor Estrela

De acordo com o superintendente do Senar, “O Senar está sempre presente em todas as Feiras e Exposições Agropecuárias do Estado promovidas por parceiros, para nessas oportunidades ratificar seu apoio ao produtor rural maranhense.

Krislanne Prado, durante ministração de palestra, na Expoagra

“E ainda, poder mostrar e incentivar o produtor a adotar novas tecnologias, que estão sendo utilizadas no dia a dia do campo”, destacou o gestor.