Faema/Senar lancará o programa Sertão Empreendedor

Doze municípios que serão trabalhados inicialmente no Maranhão

Com a finalidade alinhar procedimentos, discutir particularidades na implantação do Programa Sertão Empreendedor,  principalmente, observar a experiência dos estados da Bahia e Paraíba com o que já vem sendo realizado, o superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, participou de reunião em Brasília com representantes dos estados da região Nordeste e Minas Gerais. Também foi discutido o “Termo de Referência” que será o manual operacional do programa que conduzirá  o processo de elaboração das  propostas estaduais de cada regional.

Dos 12 municípios que serão trabalhados inicialmente no Maranhão, já em 2014, serão selecionados prioritariamente entre 4 a 6 para implantação das ações que permeiam a construção de unidades armazenadoras de águas das chuvas para irrigação hortifrutícola  e  exploração alternativa de culturas adaptáveis às condições  do semiárido. “Essas ações irão permitir uma convivência harmônica do pequeno produtor rural com as intempéries e incertezas climáticas da Região”, afirmou.

De acordo com o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, o programa está organizado para promover a sustentabilidade dos empreendimentos rurais nas áreas de estiagens, fomentar a inovação e o empreendedorismo.

O programa, que será uma das prioridades do sistema Faema/Senar, reúne um conjunto de ações sistêmicas e continuadas para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável a partir da difusão e aplicação de tecnologias de convivência com as adversidades do semiárido, para melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda dos empreendimentos rurais, com respeito ao meio ambiente.